quinta-feira, 25 de junho

São Bernardo conquista inédita nota A em qualidade de informação fiscal

São Bernardo é a segunda colocada no Estado de São Paulo entre as cidades com população acima de 500 mil habitantes dentro do Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, na classificação elaborada pelo Siconfi (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro), vinculado ao Tesouro Nacional.

É a primeira vez que São Bernardo alcança a nota A – em 2019, a nota era C e, entre 2020 a 2024, a nota foi B. Com 192.1 pontos (98.6%), o município ficou atrás apenas de Osasco, que somou 193.4 pontos (99,21%), e à frente de Ribeirão Preto, a terceira posicionada, com 191.7 pontos (98,3%).

Na lista geral, em âmbito nacional, São Bernardo subiu 954 posições na comparação de 2024 para 2025, registrando um salto de qualidade no último ano, consolidando-se no grupo de elite do ranking e conquistando o selo de excelência máxima da entidade.

O município obteve êxito, recentemente, a partir da elevação da nota do Capag (Capacidade de Pagamento) para obter créditos junto à União e na conquista do Selo Caixa Gestão Sustentável, certificação concedida pela Caixa Econômica Federal a municípios que se destacam pela adoção de boas práticas de Governança e Responsabilidade Socioambiental (ESG – Ambiental, Social e Governança).

O ranking do Siconfi é baseado no Indicador da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, que classifica os entes públicos em cinco níveis e analisa quatro dimensões: Gestão da Informação, Informações Contábeis, Informações Fiscais e a consistência entre as Informações Contábeis e Fiscais.

“Desde o início da nossa gestão, em 2025, temos trabalhado com seriedade, planejamento e responsabilidade para modernizar os processos administrativos, aprimorar os controles internos e garantir mais eficiência na gestão dos recursos públicos. Tudo isso reflete o compromisso da nossa administração com a transparência, a responsabilidade fiscal e a boa governança”, declarou o prefeito Marcelo Lima.

Para a secretária municipal da Fazenda, Tatiana Rebucci, o resultado demonstra avanço na qualidade de informações prestadas pela cidade, com rigor no cumprimento dos prazos e maior precisão técnica dos relatórios.

“Cuidar bem do dinheiro público é mais do que uma obrigação da administração pública, é a base para a construção de políticas públicas efetivas e sustentáveis. Quando garantimos responsabilidade fiscal, planejamento e eficiência na gestão dos recursos, criamos as condições necessárias para ampliar investimentos em áreas essenciais, como saúde, educação, segurança e infraestrutura”, acrescentou.

Outros índices

Em abril, São Bernardo melhorou o desempenho (saiu do vermelho para o verde) e evoluiu a nota do Capag (Capacidade de Pagamento) de C para B neste ano, cenário que abriu caminho para obtenção de financiamentos com o selo de garantia da União, visando viabilizar obras de grande impacto à população.

Maior município do ABC, São Bernardo provou, neste ano, que consegue pagar suas contas e ainda guardar cerca de 8% do que arrecada para novos investimentos e obras.

Anúncio

No início desta semana, São Bernardo recebeu oficialmente o Selo Caixa Gestão Sustentável, certificação concedida pela Caixa a municípios que se destacam pela adoção de boas práticas de Governança.

A certificação traz benefícios concretos para o município. Além do reconhecimento institucional, São Bernardo passa a ter acesso a condições diferenciadas na contratação de produtos e serviços oferecidos pela Caixa, na ampliação de oportunidades para captação de recursos e fortalecimento de projetos estratégicos voltados ao desenvolvimento da cidade.

Outros destaques

São Bernardo registrou também destaque na saúde dentro da classificação geral entre cidades de médio e grande porte.

O Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) com base em dados oficiais, coloca a cidade na 13ª posição entre 418 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes.

Na avaliação anterior, o município figurou em 21º lugar e o avanço foi puxado, principalmente, pela melhora na qualidade da saúde ofertada à população e por ter alcançado, em 2025, índice zero de mortalidade materna.

A cidade contabilizou, ainda, avanços significativos na área da Educação.

Desde janeiro de 2025, o município tem apresentado melhorias na expansão do ensino em tempo integral, na alfabetização infantil (com a cidade saltando para 65% de alunos alfabetizados no 2º ano do Ensino Fundamental, superando as metas do Ministério da Educação), e melhora no desempenho do Saresp, consolidando-se como um dos melhores sistemas de ensino paulista, obtendo média de 225,8 no 5º ano, sendo o primeiro lugar entre os 10 maiores municípios do Estado.

Em maio, São Bernardo alcançou a 4ª lugar nacional em índice de qualidade de vida entre cidades com mais de 500 mil habitantes, obtendo a melhor nota no âmbito do ABC, conquistando 69,92 pontos, ficando à frente, nesta faixa populacional, de municípios como Uberlândia, Juiz de Fora, São José dos Campos, Guarulhos e Londrina.

Posts relacionados