Vicente Paulo da Silva (PT), vai assumir a cadeira de Paulo Teixeira (PT), escolhido pelo Presidente Lula (PT) para o Ministério do Desenvolvimento Agrário. Com isso, Vicentinho vai para o sexto mandato na Câmara Federal a partir de 1º de fevereiro.
Pela primeira vez nas últimas seis eleições, o petista, que tem base em São Bernardo, não conseguiu ser eleito. No entanto, os 82.912 votos que obteve em 2022 foram suficientes para a vaga de terceiro suplente da federação Brasil da Esperança, composta por PT, PCdoB e PV.
Os deputados eleitos Alexandre Padilha e Luiz Marinho, ambos do Partido dos Trabalhadores, já haviam sido confirmados como ministros do novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Padilha, reeleito para o segundo mandato como parlamentar, será ministro das Relações Institucionais, enquanto Marinho, eleito deputado federal pela primeira vez, irá para o Ministério do Trabalho. Ambos serão substituídos, respectivamente, por Orlando Silva (PCdoB) e Alfredinho (PT).
O próximo deputado da federação a ser contemplado em algum ministério dará vaga a Vicentinho. O nome de Paulo Teixeira (PT) é o favorito para assumir o Ministério das Comunicações, e o anúncio oficial deve ser feito nos próximos dias pelo futuro presidente. Após a oficialização, Vicentinho fica apto para iniciar o seu sexto mandato como deputado federal a partir de 1º de fevereiro.