O programa Via Rápida Emprego está com 200 vagas abertas para cursos profissionalizantes em Santo André. A iniciativa é uma parceria do Governo do Estado de São Paulo com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego e a Escola de Ouro Andreense. As aulas estão previstas para começar dia 4 de abril.
As opções de cursos presenciais são corte e costura, maquiagem e manicure, design de sobrancelhas e pedicure. As aulas acontecerão nos Centros Públicos de Formação Profissional (CPFP) da cidade. As formações em assistente de recursos humanos, montagem e manutenção de computadores, operador de caixa e porteiro são no formato remoto.
As inscrições devem ser feitas no site www.cursosviarapida.sp.gov.br até 21 de março. Para participar, é necessário ter um cadastro no Login SP. Essa plataforma é uma identidade digital única para o cidadão paulista, que garante acesso aos serviços digitais oferecidos pelo Governo do Estado.
Para garantir a permanência dos alunos e a conclusão do curso, o programa Via Rápida Emprego oferece uma bolsa auxílio de R$ 210 para os estudantes que atenderem a critérios do programa, como ter mais de 75% de frequência no curso, ser maior de 16 anos, alfabetizado, domiciliado no Estado de São Paulo e desempregado.
“A Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego tem trabalhado em três pilares fundamentais: a melhoria do ambiente de negócios, a competitividade das empresas e o fomento à qualificação e à inovação. Essa parceria com o Governo do Estado, que se concretiza mais uma vez via Centro Paula Souza, responsável pelos cursos do Via Rápida Emprego, é importantíssima”, destaca o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato.
A pasta já atua realizando formações em parcerias com o Sebrae, a Escola de Ouro Andreense e a Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), entre outras.
“Isso faz com que a nossa região esteja cada vez mais qualificada. A gente tem se preocupado com a qualificação e a formação em todas as áreas, desde um curso na área de manicure, cabeleireiro, panificação. até formações na área de Tecnologia da Informação. Por isso a importância de todas essas parcerias”, frisa Banzato. A realização dos cursos acontece com o apoio da Secretaria de Educação.
Os cursos de design de sobrancelhas e maquiagem serão realizados no período noturno, no Centro Público de Formação Profissional (CPFP) Governador Miguel Arraes, no Jardim Cristiane. O curso de corte e costura também ocorre no período da noite, no CPFP João Amazonas, no Jardim Rina. Já o curso de manicure e pedicure acontece no período da tarde, no CPFP Júlio de Grammont, no Parque Andreense. Há 20 vagas para cada uma das formações. A carga horária é composta por 60 horas no curso de corte e costura e 80 horas nas outras modalidades.
No caso dos cursos com aulas remotas para assistente de recursos humanos, operador de caixa e para porteiro e controlador de acesso, a carga horária é de 60 horas. Apenas o curso para montagem e manutenção de computadores tem carga horária de 100 horas. Há 30 vagas disponíveis para cada curso.
Programa – O Via Rápida oferece cursos gratuitos de qualificação profissional para jovens e adultos em busca de melhores oportunidades de emprego e de geração de renda. Os cursos têm duração de até 100 horas e são oferecidos de acordo com o mercado de trabalho de cada região.
Os cursos podem ser realizados nas escolas móveis do Via Rápida ou em salas de aula do estado, do município ou de outras organizações.
Cursos presenciais
CPFP Miguel Arraes
Cursos: design de sobrancelha e maquiagem
Período: noturno
Vagas: 20
Endereço: Avenida Rangel Pestana, s/nº – Jardim Cristiane
CPFP Júlio de Grammont
Curso: manicure e pedicure
Período: tarde
Vagas: 20
Endereço: Rua Astorga, s/nº – Parque Andreense
CPFP João Amazonas
Curso: corte e costura
Período: noite
Vagas: 20
Endereço: Rua Antônio Sebastião Esquarize, 1 – Jardim Rina
Cursos em formato remoto
Assistente de recursos humanos
Vagas: 30
Operador de caixa
Vagas: 30
Porteiro e controlador de acesso
Vagas: 30