A partir desta sexta-feira (15) até a próxima semana, a Universidade de São Caetano do Sul (USCS) estará representada em Nova Iorque, pelo professor Daniel Vaz, em eventos internacionais convocados pela Organização das Nações Unidas (ONU), suas agências associadas e outras instituições mobilizadas.
O objetivo é debater o atual estado das metas estabelecidas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conjunto de metas e recomendações aprovadas em 2015, cujo alcance está previsto até 2030.
O evento contará com participantes de 193 países, entre membros de governos, universidades e centros de pesquisa, empresas, organizações sociais e outras partes comprometidas com o tema e seguirá sua programação até o fim do mês de setembro.
Leia mais:
– USCS abre inscrições para Vestibular de Medicina
– IPH/USCS completa 20 anos de atuação no estudo das águas
– São Caetano lança Centro de Inovação da USCS
O objetivo da mobilização global é avaliar e ajustar a rota da implantação dos ODS em suas 3 dimensões – ambiental, social e econômica, que buscam gerar real impacto positivo na melhoria da qualidade de vida no Planeta, redução de desigualdades sociais e na adoção de práticas que levem em conta os critérios de sustentabilidade, à luz dos graves e cada vez mais frequentes eventos climáticos e as consequências da pan demia de covid-19 para a humanidade.
O docente da USCS estará em Nova Iorque com o principal objetivo de atualizar a universidade nas discussões em torno do tema, além de verificar as melhores formas para que a USCS siga, cada vez mais, se comprometendo com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
“Esta participação deve contribuir para que a USCS reforce seu compromisso com os ODS, que já são uma realidade na universidade. Esse esforço da USCS é muito nítido, já vindo de uma trajetória de alguns anos e que se reforçou no período da covid-19, com a atuação da Universidade na cidade de São Caetano do Sul de apoio a respeito do tema e junto às vacinas”, reforça Daniel. Outro importante objetivo será buscar parceiros internacionais com interesse em projetos na área, com o Brasil e a USCS como parceira local.
Daniel Vaz é coordenador do projeto internacional “Fortalecimento das Capacidades de Resiliência Local”, iniciativa que a universidade desenvolve em parceria com duas instituições latino-americanas, com financiamento da Agência Norueguesa para a Cooperação e Intercâmbio (NOREC). Participará de parte da extensa programação que ocorrerá ao redor da Cúpula dos ODS, principal momento dessa agenda.