Nesta terça-feira (7), aconteceu, na Universidade de São Caetano do Sul (USCS), o lançamento do Arranjo Produtivo Local (APL) da Cadeia Produtiva da Saúde de São Caetano e região, pelo Centro de Inovação Inova USCS para o Desenvolvimento Regional.
A atividade aconteceu no campus centro da Universidade e contou com a presença de gestores públicos, empresários, acadêmicos, sindicalistas, jornalistas, entre outros profissionais dos segmentos da cadeia produtiva da saúde.
“A ideia de um arranjo produtivo local é reunir os empreendedores, nesse caso da saúde, para que possam trocar experiências, ter formação de mão de obra e buscar financiamento em conjunto, e contar com o apoio da Universidade para inovação, do setor público e de associações em geral como o Sebrae, Agência de Desenvolvimento Econômico entre outras. O projeto está sendo lançado agora, e deve crescer ainda mais e eu tenho certeza que vai trazer mais desenvolvimento para São Caetano e pra nossa região” explica Leandro Prearo, reitor da USCS.
A APL visa estabelecer um conjunto de ações coordenadas de aproximação, diálogo e cooperação entre empresas de uma mesma cadeia produtiva. Entre os objetivos específicos do APL da Cadeia Produtiva da Saúde de São Caetano e Região estão: atrair investimentos na cadeia produtiva da saúde da cidade; gerar trabalho e renda de qualidade; além de apresentar o Centro de Inovação da USCS como um dos principais receptores dos desafios da cadeia produtiva de São Caetano do Sul e região.
Veja o vídeo.
Sobre o Inova USCS
O Centro de Inovação Inova USCS para o Desenvolvimento Regional (Inova USCS) é constituído pela tríade Prefeitura de São Caetano do Sul, Universidade de São Caetano do Sul (USCS) e Fundação de Apoio à USCS (FAUSCS). O Inova USCS é coordenado pela docente Maria do Carmo Romeiro, pró-reitora de pós-graduação e pesquisa e pró-reitora de inovação em ensino da USCS.
O projeto atua em 4 verticais: Indústria 4.0 e suas Necessidades de Reconversão; Cadeia Produtiva da Saúde; Governo Inteligente, e TI e Comunicação (TIC), de forma transversal às três anteriores, tendo como propósito incentivar o desenvolvimento da tecnologia, aumentar a interação das empresas com o Centro de Inovação da USCS, promover ações e produtos para a tomada da competitividade regional e local, bem como promover o desenvolvimento desse ecossistema de inovação e da sociedade do conhecimento.
O Inova USCS é fruto de projeto submetido, em 2022, à FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), empresa pública do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações), tendo sido aprovado no segundo semestre de 2022 e assinado em 18 de julho deste ano.