Uma ação conjunta entre Ecovias, administradora do Sistema Anchieta-Imigrantes, Ecopistas, concessionária do Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto, e o terminal portuário Ecoporto resultou na arrecadação de 1.850 quilos de uniformes usados pelos colaboradores, que foram transformados em 2 mil cobertores novos e serão destinados aos fundos de solidariedade de 16 cidades em torno das empresas que integram a EcoRodovias no estado de São Paulo.
A doação ocorrerá entre quarta-feira (16) e sexta-feira (18) nos municípios de Caçapava, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, São José dos Campos, Taubaté, Jacareí, Guarulhos, São Bernardo do Campo, Diadema, Santos, Cubatão, Guarujá, São Vicente, Praia Grande e São Paulo.
Os uniformes dos funcionários são recolhidos periodicamente, em casos de desgaste ou de desligamento do colaborador. Os itens são armazenados e posteriormente destinados a uma empresa de reciclagem que os transforma em cobertores populares.
“Além de gerar produtos sustentáveis e diminuir a quantidade de resíduos produzidos pelas empresas, a reciclagem dos uniformes apresenta uma economia circular que oferece impacto socioambiental positivo”, afirma Moisés Basílio – Gerente de Sustentabilidade da Ecorodovias. “Essa prática ainda evita o uso indevido por terceiros e o comprometimento da segurança nas empresas”, conclui Moisés.
Em 2022, ano da primeira iniciativa deste porte, o Ecoporto arrecadou 1.115 kg de uniformes que foram transformados em 1.200 cobertores e destinados aos fundos sociais de solidariedade dos munícipios da Baixada Santista.