O caso Joca, o Golden Retriever que foi entregue morto para o seu dono após uma viagem de avião, foi o tema de um dos blocos do Papo Animal de segunda-feira, 29 de abril, programa do ABC em OFF apresentado pela jornalista e militante da causa animal, Andréa Brock.
Para discutir o assunto, a advogada Antilia Reis, especialista em crimes de maus-tratos contra animais, foi a convidada. Com experiência no assunto, Antilia atua em nove ações contra companhias aéreas por casos de negligência contra o transporte de animais.
Um dos casos que a advogada atua é o da cachorra Pandora, que ficou 45 dias desaparecida no Aeroporto de Guarulhos. Conforme ela explicou, o caso Joca “era uma tragédia anunciada. “As autoridades permitem que as companhias aéreas cometam crueldade contra os animais o que é crime previsto na constituição, afirma a advogada.
Conforme ela explica, de nada adiantará leis que somente obriguem as companhias a manterem veterinários nos aeroportos sem que sejam feitas mudanças no modelo de transporte dos animais. “ Animais não podem ser transportados no porão em lugares inóspitos. Animais não são bagagens”, afirmou durante a entrevista.
Ela criticou também alguns projetos de leis que estão sendo divulgados por deputados. “Tenho visto projetos inócuos pois continuam mantendo animais em porão. Se porão é lugar para viajar, por então ninguém da tripulação viaja lá também?, questiona a advogada.
Cremação
Quem já perdeu um animalzinho de estimação sabe a dor que é. A destinação final do corpo do animal é motivo de angústia para milhares de tutores que gostariam de dar ao seu pet um aconchego na hora da partida.
Na primeira parte do Papo Animal a jornalista Andréa Brock trouxe o advogado e empresário de Santo André, Ronaldo Feitosa, que há pouco mais de 2 anos inaugurou na cidade o My Pet Memo, serviço especializado em cremação de animais domésticos.
Além da cremação, o local conta com velório onde se é possível realizar a cerimônia de despedida do animal, de acordo com crenças e costumes da família. Ronaldo afirmou que uma das principais características do serviço é trazer amparo no momento da dor pela partida de um animal de estimação.
“Uma vez fizemos um velório de um Golden Retriever que pertencia a uma família de japoneses. Ele foi colocado em uma urna com seus pertences e durante a cerimônia do velório a família foi montando diversos origamis (arte com dobras de papéis que na cultura japonesa representa a transformação da vida) e colocando ao redor da urna do animal.
O serviço custa em média R$ 1.300,00 e pode ser pago em diversas formas. O telefone para contato do My Pet Memo é (11) 4549-5858 para mais informações.
Veja íntegra do programa.