Um dos símbolos das festas de fim de ano, a árvore de Natal foi recriada nestes tempos de pandemia. Em Mauá, os funcionários da UBS (Unidade Básica de Saúde) Magini montaram dois modelos tendo como matéria-prima frascos de imunizantes contra a Covid. As árvores prestam homenagem às vidas salvas pela vacina e exaltam a ciência e os profissionais de saúde.
Foram necessários 2.100 recipientes vazios de imunizantes para a confecção dos símbolos natalinos, ambos 100% sustentáveis. A árvore maior, com 2,10m de altura, utiliza madeiras recuperadas de ecoponto e é decorada com frascos, enquanto a de mesa mede 30cm e é composta por embalagens de vacina e lâmpadas de LED.
Na próxima quinta-feira (15/12), a partir das 19h, a UBS Magini irá promover um evento natalino, com apresentação de coral infantil formado por pacientes da psicologia em grupo. Na ocasião, os usuários poderão fotografar as árvores enfeitadas com recipientes de imunizantes. De janeiro de 2021 a novembro deste ano, o equipamento de saúde aplicou 87.592 vacinas contra a Covid.
Em novembro, a unidade foi entregue pela Prefeitura à população, após passar por obras de manutenção. A revitalização incluiu a troca do piso, pintura e reformas do telhado e banheiros. Houve ainda a informatização da recepção e dos agendamentos. A UBS Magini tem 58 mil munícipes cadastrados e faz cerca de 14 mil atendimentos por mês, incluindo exames e consultas.