As rodovias paulistas tiveram um avanço na proteção à fauna silvestre com a implantação de travessias estratégicas, que permitem a passagem segura de animais sem o risco de atropelamentos.
Elas já somam 415 pontos em 29 rodovias concedidas no estado de São Paulo.
Outras 121 novas passagens estão têm instalação prevista, de acordo com a ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).
O objetivo, além de preservar a biodiversidade, é evitar colisões que possam causar acidentes graves.
O presidente do Sindicato Nacional dos Cegonheiros (Sinaceg), José Ronaldo Marques da Silva, o Boizinho, ressalta a importância dessas medidas para a fauna e para os motoristas que percorrem as rodovias diariamente.
“A segurança nas estradas deve ser pensada de forma ampla, considerando tanto os motoristas quanto os animais que vivem nesses locais.”
Segundo levantamento da ARTESP, entre 2019 e 2023, mais de 36 mil animais silvestres foram atropelados em rodovias concedidas pelo estado à iniciativa privada.
As capivaras e os cachorros-do-mato são as principais vítimas. Espécies como tamanduás, veados, tatus e até felinos, como a onça-parda, também aparecem nos registros.
As passagens estratégicas são projetadas com base nas características das espécies que habitam cada região.
Podem ser subterrâneas ou aéreas e possibilitam que os animais cruzem a rodovia sem acessar a pista.
Além das travessias, outras medidas estão sendo implementadas para reduzir os atropelamentos. Entre elas, estão: reforço na sinalização, redução de velocidade em áreas críticas, instalação de cercas de proteção e campanhas de conscientização.
Dentre os novos projetos, destacam-se as concessões da Nova Raposo e da Rota Sorocabana, que preveem passagens aéreas e subterrâneas em trechos que abrangem 27 municípios paulistas.
Para Boizinho, “o investimento em passagens de fauna é fundamental para evitar acidentes e preservar vidas”.
Ele diz que são positivas as medidas dos grupos CCR e EcoRodovias, responsáveis pelas concessões, que irão realizar estudos anuais, para mapear e reduzir atropelamentos, e enviarão os resultados para análise.