Dois trabalhos da Linha de Cuidado da Pessoa com Sobrepeso e Obesidade da rede de saúde de Santo André foram selecionados para o 27° Congresso Brasileiro de Nutrição na 5ª Mostra de Experiências de Alimentação e Nutrição no SUS, evento que já se consolidou como um dos maiores da área na América Latina. O encontro ocorreu no Centro Cultural Ruth Cardoso, em Maceió, Alagoas, de 4 a 7 de outubro.
Os trabalhos andreenses selecionados têm como autoras principais a doutora em endocrinologia Maria Carolina Pestana de Andrade do Nascimento, médica do Núcleo de Obesidade (NO), e Juliana Parreira Vasconcellos Sciorilli, nutricionista do NO. Com os títulos “Núcleo de Obesidade: a desconstrução do estigma da obesidade na linha de cuidado do indivíduo com sobrepeso e obesidade no município de Santo André” e “Qualificação de profissionais de saúde em promoção da alimentação adequada e saudável e práticas de atividades físicas para fortalecer a linha de cuidado do sobrepeso e obesidade”, os trabalhos foram muito bem avaliados na mostra.
“Por meio da implantação do Núcleo de Obesidade, o cuidado ao paciente com obesidade deixou de ser fragmentado e passou a ser mais qualificado, realizado por equipe multiprofissional, seguindo as normas do Ministério da Saúde, levando em conta os valores e preferências dos pacientes e os serviços adaptados às necessidade e expectativas individuais, adotando estratégias de enfrentamento eficazes para desconstruir o estigma da obesidade, evitando assim frustrações e preconceitos”, destaca Maria Carolina.
No total, 1,4 mil pacientes já foram triados por meio do Índice de Massa Corporal (IMC) e comorbidades via Regulação Municipal e enviados ao Núcleo de Obesidade. Além disso, protocolos assistenciais e de acesso foram implantados. Em 2021, foram realizadas 19 oficinas aos profissionais da saúde em parceria com a Comissão Intergestora Regional do ABC e a Faculdade de Saúde Pública da USP para formação de facilitadores na prevenção e cuidado em sobrepeso e obesidade.
“A distinção de nosso serviço tem sido alcançada pelo fortalecimento de ações de educação permanente em saúde para profissionais e gestores, incluindo estratégias de autocuidado apoiado e outras ferramentas para promover qualificação da assistência e adesão ao tratamento dos usuários do SUS, assim como a consolidação da estrutura física dos estabelecimentos de saúde, organização de processos de trabalho e disponibilidade de equipamentos na rede de atenção à saúde, para o cuidado dos indivíduos com sobrepeso e obesidade”, cita a nutricionista Juliana.
Além do Núcleo de Obesidade, Santo André conta com outros programas municipais que colaboram com a prevenção do sobrepeso e obesidade, como o Merenda Legal e o Moeda Verde, além de encontros culturais e de lazer ofertados para a população.
O médico endocrinologista do Núcleo de Obesidade, Antonio Carlos do Nascimento, explica que entre os principais fatores que promovem a obesidade estão os alimentos ultraprocessados que são capazes de modificar nossos centros cerebrais responsáveis pela ingestão calórica. “Portanto, abordar e orientar o universo nutricional de nossa população é um de nossos principais pilares, intencionando impedir o estabelecimento desta doença em quem não a possui ou sua piora naqueles com sobrepeso ou obesidade”.
“Ter esses dois trabalhos do nosso Núcleo de Obesidade nesse importante evento de saúde nacional é um reconhecimento ao nosso trabalho e demonstra a seriedade e organização com que estamos tratando esse tema. Seguimos qualificando nossa rede e cuidando dos pacientes de forma integrada e humanizada”, comenta o diretor geral da Rede de Atenção Hospitalar de Santo André, Victor Chiavegato.