Neste sábado e domingo (10 e 11/6), São Caetano do Sul recebe nova edição do projeto Teatro nos Parques, com performances cênicas ao ar livre para crianças de todas as idades, no Bosque do Povo (Estrada das Lágrimas, 320, bairro Jardim São Caetano).
As peças são gratuitas e começam às 11h do sábado (10), com “O Esquisito Jardim do Senhor Estranho”, da Sabre de Luz Teatro; às 16h a tradicional companhia BuZum! convida o público a pensar na preservação do meio ambiente em “Floresta Viva”.
No domingo (11), às 11h, a Cia Pé de Chinelo entra em cena com o espetáculo Circo de Dois; e, às 16h, a Cia Boca de Cena apresenta Colcha de Retalhos, em um divertido teatro de bonecos.
A iniciativa é uma coprodução da Cais das Artes e Estima Cultural, tem o fomento do programa de Incentivo à Cultura Proac-SP, o patrocínio da Gerdau, VR e Unilever, e o apoio da Secretaria de Cultura de São Caetano do Sul.
Leia mais:
São Caetano recebe espetáculo ‘Das Dores – Suíte Strindberg’
Escola de Ecologia de São Caetano oferece a moradores curso de horta para pequenos espaços
São Caetano distribui cartilha antirracista nas escolas municipais
Veja os detalhes sobre os espetáculos
10/6, 11h – O Esquisito Jardim do Senhor Estranho: Inspirado na estética de Tim Burton e na literatura de Edgar Allan Poe, o espetáculo conta a história de Frances e Francine, irmãos e ávidos leitores de histórias de aventura e suspense, que vivem em uma enorme mansão maltratada pelo tempo.
Longe dos pais, só possuem uma diversão: o esquisito jardim. Envoltos pelo mistério, iniciam uma difícil disputa pelo jardim. Entre estripulias, brincadeiras, confabulações e a força da imaginação fantástica, os irmãos são surpreendidos por um gato misterioso, que pensa ser dono de tudo.
Direção e Dramaturgia: Joyce Salomão
Elenco: Joyce Salomão (Francine), Nino Belucci (Frances), Cristiano Salomão (O Gato)
Trilha Sonora: Gustavo Barcamor
Iluminação: Rodrigo Palmieri
Cenografia e Produção: Sabre de Luz Teatro
Figurinos: Joyce Salomão
Costureira: Daíse Neves
Adereços: NinoBelucci
Fotografia: André Crispin
10/6, 16h – Floresta Viva: Encenada com bonecos, a fábula conta a história de uma abelha que conhece uma esperta formiga.
As duas se tornam amigas inseparáveis, até que um dia a abelha percebe que a floresta está em chamas e convoca a sua amiga para que juntas possam salvar as árvores e os animais do incêndio, causado por um homem ganancioso e malvado.
Concepção: Beto Andreetta e Mari Gutierrez
Texto: Beto Andreetta, Mari Gutierrez e Fábio Caniatto
Direção: Fábio Caniatto
Elenco: Andressa Ferreira, Ayrá Ludovico, Carolina Portela, Danilo Lima, Livia Simardi, Maggie Abreu, Priscila Maria, Rafael Francisco e Thais Morais
Trilha sonora: César Maluf
Criação de cenário: Beto Andreetta
Criação e confecção de bonecos: Dino Soto
Direção de produção: Mari Gutierrez
Coordenação de produção: Aldo Andreetta
Produção executiva: Paloma Alves
Assistente de Produção: Fernanda Rocha
Produção de campo: Aldo Andreetta
Técnicos de som e luz: Régis da Silva
Realização: BuZum!
11/6, 11h – Circo de Dois: A palhaça Jirda chega com seu parceiro Bisgoio para fazer aquele que seria o maior espetáculo de todos os tempos. No entanto, o que era para ser a consagração da dupla acaba se tornando um grande fiasco. Tudo está indo por água abaixo e a pergunta que não quer calar é: Será que isso vai prestar?
Cia Pé de Chinelo: Neto Donegá e Luciana Donegá
11/6, 16h – Colcha de Retalhos: O trabalho amarra três histórias curtas: a de Chapeuzinho Vermelho, narrada com elementos da cultura nordestina; a de Totó, um cachorro inteligentíssimo que vive a perder o rabo temperamental; e a de uma lagarta que se apaixona loucamente por uma minhoca. O mestre de cerimônias é “O Coelho Banzé” que, com sua irreverência e carisma, conduz o público por meio do maravilhoso mundo do teatro de animação.
Texto e Direção Artística: Artur Leonardo
Direção de Produção: Amanda Viana
Manipulação de bonecos: Artur Leonardo e Amanda Viana
Contrarregra: Thaisy Santos
Confecção de bonecos: Cia Boca de Cena
Cenários e Adereços: Amanda Viana, José Valério e Artur Leonardo
Teatro nos Parques
A formação de público para as artes cênicas e a democratização do acesso à cultura estão no cerne do Teatro nos Parques, que chega a sua 15ª edição valorizando o teatro de rua no Estado de São Paulo. Desde 2009 tem se dedicado a planejar e a executar projetos de teatro, circo e cultura popular, para todas as idades, em espaços públicos ao ar livre e teatros municipais.