Em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, nesta segunda-feira (25), o prefeito eleito de Diadema, Taka Yamauchi, e sua equipe de transição participaram de uma ação de solidariedade ao realizar a doação de sangue.
“Saímos de uma reunião em São Paulo e seguimos para fazer a doação. Embora eu tenha planejado doar em Diadema, a distância me impediu de chegar a tempo, mas o mais importante é contribuir para salvar vidas onde quer que seja”, afirmou Taka.
Em Diadema, as doações podem ser feitas no Banco de Sangue do Hospital Estadual do Serraria, localizado na Rua José Bonifácio, 1641, das 8h às 13h. A doação de sangue é um gesto simples, mas fundamental para salvar vidas. “Doar sangue é doar vida, e este ato de solidariedade pode fazer toda a diferença na recuperação de muitas pessoas”, acrescentou o prefeito eleito.
A Fundação Pró-Sangue reforça que, para doar sangue, é necessário atender a alguns requisitos básicos:
• Estar em boas condições de saúde;
• Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis);
• Pesar no mínimo 50kg;
• Estar descansado, com pelo menos 5 horas de sono nas últimas 24 horas;
• Estar alimentado (evitar alimentos gordurosos nas 4 horas antes da doação);
• Apresentar documento original com foto recente.
Além disso, homens podem doar a cada 60 dias, com um máximo de 4 doações por ano, e mulheres a cada 90 dias, com até 3 doações anuais. Para mais informações, é só entrar no site do Hemocentro de São Paulo – Fundação Pró-Sangue.