O prefeito já havia anunciado na segunda (23) que serão mantidos os secretários Luiz Carlos Zamarco, na Saúde, e Silvia Grecco, na Secretaria da Pessoa com Deficiência.
Nesta quinta, Nunes anunciou que também vão permanecer no próximo mandato os secretários Edson Aparecido, na Secretaria de Governo, Marcela Arruda, em Gestão, e Marcos Monteiro, na pasta de Infraestrutura e Obras.
Outro anúncio feito pelo prefeito nesta quinta, é Eliana Gomes, que faz parte da assessoria especial da chefia de gabinete, como a nova secretária de Assistência e Desenvolvimento Social.
Permanência
O prefeito também realizou algumas mudanças internas nos comandos das pastas: Fabrício Cobra sai da Secretaria da Casa Civil e vai para a Secretaria de Subprefeituras.
No seu lugar, assume o atual secretário executivo de Relações Institucionais da Prefeitura, Enrico Misasi.
Clodoaldo Pelissioni, secretário adjunto de Governo, comandará a nova Secretaria de Planejamento.
Novidades
A gestão terá novos nomes, com a chegada da advogada Ângela Gandra à Secretaria de Relações Internacionais, do engenheiro e atual prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, à Secretaria de Verde e do Meio Ambiente, e do economista Celso Jorge Caldeira para a Secretaria de Transportes.
Antes
O prefeito Ricardo Nunes já havia anunciado a advogada Luciana Sant’Ana Nardi como a nova Procuradora Geral do Município de São Paulo, após o falecimento da procuradora Marina Magro, em 5 de novembro.
Foi a primeira nomeação do prefeito para o próximo mandato. Funcionária de carreira da Prefeitura, Luciana atua há 20 anos na PGM.
Veja breve currículo dos secretários já anunciados:
Secretaria de Relações Internacionais –
Angela Vidal Gandra da Silva Martins : Jurista, bacharel em Direito (USP), mestre em Filosofia do Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Angela Gandra atuou como Secretária Nacional da Família no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022. Além disso, é professora de Filosofia do Direito na Universidade Presbiteriana Mackenzie e membro da Academia Brasileira de Filosofia e da Academia Paulista de Letras Jurídicas.
Secretaria Municipal de Gestão –
Marcela Arruda: Mestre em Gestão e Políticas Públicas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Advogada, graduada em Direito pela Universidade Braz Cubas, é especialista em Direito Administrativo pela PUC/SP, em Direito Eleitoral, pela Escola Judiciária Eleitoral Paulista, e em Direito Constitucional, pela Escola Superior de Advocacia da OAB-SP. Autora do livro “Controle de Contas 2.0 – O TAG como aliado das políticas públicas”, publicado em 2022. Na advocacia, coordenou áreas relacionadas ao contencioso administrativo, liderando uma equipe com ampla atuação perante órgãos de controle, nas áreas do direito administrativo, eleitoral, compliance, terceiro setor, entre outras.
Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente –
Rodrigo Ashiushi : Prefeito de Suzano, é engenheiro de Controle de Automação, tem MBA em Gestão Empresarial e é pós-graduado em Gestão Pública. É vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Estado de São Paulo, que conta com a participação de 39 municípios. Entre seus feitos na área do Verde em Suzano estão a criação do Parque Municipal de Conservação Ambiental Professora Bianca Carla Nunes da Silva, com 16 mil m²; a implantação dos projetos “Caçamba Verde” e “Cata-Treco”; do selo “Amigo do Meio Ambiente”; além da Parceria Público-Privada (PPP) que viabilizará a aplicação de tecnologia sustentável para transformar 9 mil toneladas de resíduos sólidos por mês em energia para a rede de distribuição do município.
Secretaria Municipal de Governo –
Edson Aparecido dos Santos: Formado em História pela PUC/SP, iniciou sua trajetória política na década de 1970, no movimento estudantil, tendo participado das principais campanhas pela redemocratização do país. Deputado estadual e federal, por quatro mandatos. Foi secretário de Desenvolvimento Metropolitano e chefiou a Casa Civil do Estado, permanecendo no governo até abril de 2016. Em 2017, assumiu o cargo de diretor-presidente da Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab) e, em 2018, a Secretaria Municipal da Saúde, destacando-se no enfrentamento à pandemia de Covid-19.
Secretaria Municipal de Planejamento –
Clodoaldo Pelissioni: Graduado em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, pós-graduado em gestão estratégica pela FGV-SP, na escola de Governo da Universidade de São Paulo e no MBA em PPPs (Parcerias Público Privadas) e Concessões na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Atuou em cargos de chefia no Governo de São Paulo e na Prefeitura de São Paulo, sendo diretor da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), diretor administrativo-financeiro da IMESP (Imprensa Oficial de São Paulo) e chefe de gabinete na SEADS (Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social), no setor de transportes do Governo de São Paulo, sendo superintendente do DER-SP (Departamento de Estradas de Rodagem), secretário de Logística e Transportes em 2014 e secretário de Transportes Metropolitanos de 2015 a 2018. Desde fevereiro de 2023 é secretário adjunto de Governo da Prefeitura de São Paulo.
Secretaria Municipal de Subprefeituras –
Fabricio Cobra: Graduado em Direito (USP) e Economia (FAAP), Fabricio Cobra Arbex é mestre em Direito pela PUC/SP e pós-graduado em Gestão Pública pelo Insper. Desde abril de 2022 é secretário chefe da Casa Civil da Prefeitura de São Paulo, tendo atuado como secretário estadual adjunto da Casa Civil (2015-2017), secretário estadual de Turismo (2017-2018), subprefeito da Vila Mariana (2019-2020) e secretário de Gestão da Prefeitura de São Paulo (2021-2022). Foi professor universitário, vice-presidente da Comissão do Consumidor da OAB/SP e integrante do movimento da sociedade civil RenovaBR.
Secretaria Municipal da Casa Civil –
Enrico Misasi: Advogado, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco – USP (2016), mestre em Direito Constitucional pela mesma instituição (2020) e pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019). Doutorando em Direito Constitucional pela USP. Foi deputado federal (2019-2023) e, atualmente, é secretário Executivo da Secretaria de Relações Institucionais da Prefeitura de São Paulo e presidente do MDB na cidade de São Paulo desde 2023.
Secretaria Municipal de Transportes –
Celso Jorge Caldeira : Economista, formado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com ampla experiência em gestão pública e ênfase no transporte coletivo de passageiros. Na Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, esteve à frente da Coordenadoria de Transporte Coletivo (CTC), responsável pela gestão, coordenação, articulação e acompanhamento da execução da política estadual de transportes metropolitanos de passageiros nas regiões metropolitanas do Estado, abrangendo os sistemas metroferroviário operado pala Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), bem como de ônibus, VLT, trólebus e demais modais de interesse metropolitano, sob a gestão da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP).
Secretaria Municipal de Saúde –
Luiz Carlos Zamarco : Servidor público municipal há 37 anos, Luiz Carlos Zamarco, médico pediatra/neonatologista e especialista em saúde pública e gestão hospitalar. Em sua trajetória ao longo de três décadas na área da saúde, exerceu funções executivas na Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Entre elas, a de secretário municipal da saúde (2021/ 2024), secretário-adjunto da SMS (2021/2022) e secretário-executivo adjunto, da Secretaria Executiva de Atenção Hospitalar (2020/ 2021). Em 2022 coordenou o Comitê Técnico-Científico Covid-19. Formado em medicina pela Universidade de Mogi das Cruzes em 1985, especializou-se em saúde pública e administração hospitalar na década de 1990. Trabalhou como médico pediatra na Prefeitura de São Paulo entre 1987 e 1990. Atuou em cargos de chefia de Unidades Básicas de Saúde (UBSs), em pronto- socorros, em hospitais e foi superintendente do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM).
Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência –
Silvia Grecco: Bacharel em Ciências Sociais, é conhecida por sua atuação como ativista dos direitos das pessoas com deficiência e por sua dedicação ao seu filho Nickollas Grecco, cego e com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Foi por duas vezes Secretária Municipal de Assistência Social de Mauá, onde coordenou iniciativas de assistência social voltadas para populações vulneráveis, e secretária da Pessoa com Deficiência de Santo André. Também atuou em programas de apoio e assistência para pessoas com deficiência e contribuiu na elaboração do Projeto de Lei que criou a LBI – Lei Brasileira de Inclusão.
Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras –
Marcos Monteiro: Engenheiro civil formado pelo Mackenzie e ex-presidente da ABECE. Ele assumiu a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (SIURB) de São Paulo em 2021. Durante sua gestão, liderou importantes iniciativas como o BRT Aricanduva e a Construção de Reservatórios de Águas Pluviais.
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social –
Eliana Gomes: Administradora em Gestão Pública, Eliana Gomes tem experiência em coordenação de projetos sociais e liderança. Já foi diretora financeira e de departamento o Centro de Vigilância Sanitária Estadual (CVS/SP), ligado à Secretaria de Estado da Saúde (SES/SP), chefe do Centro de Vigilância Sanitária (CAF-COVISA/SMS) e, atualmente, faz parte da assessoria do chefe de gabinete do prefeito Ricardo Nunes. Entre os projetos realizados pela servidora, estão a transformação de ex-unidades da Fundação Casa em Centros de Acolhida (SMADS) e participação no Programa Cidade Solidária, desenvolvendo habilidades em gestão de projetos sociais, otimização de recursos e liderança.
Procuradoria Geral do Município –
Luciana Sant’Ana Nardi : Procuradora do Município há 21 anos. Sua carreira na Prefeitura começou no Departamento Judicial da PGM. Posteriormente, ocupou posições de chefia em outros órgãos da PGM, como Diretora do Departamento de Desapropriações, Chefe de Gabinete e Procuradora-Geral Adjunta – bem como em outras Secretarias da Prefeitura — como Chefe da Assessoria Jurídica da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres e da Secretaria Municipal de Governo. Graduada pela PUC-SP, onde também concluiu especialização e mestrado em Direito Administrativo. Na mesma instituição, ela também atuou como Professora Assistente do curso de pós-graduação em Direito Administrativo.