Uma prova que deverá reunir mais de mil participantes neste domingo (8), em São Bernardo, terá como vencedor Samuel Nascimento Valentim, um garoto de 12 anos que luta contra mielomeningocele (malformação congênita na coluna vertebral) e hidrocefalia (acúmulo anormal de líquor dentro do cérebro).
É a quarta edição da ”Correndo pelo Samuel”, organizada por uma série de parceiros, como o Sindicato Nacional dos Cegonheiros (Sinaceg).
Nesta próxima versão, a prova acontecerá no dia 8 de dezembro, na Avenida Robert Kennedy, 1.330, com largada prevista para as 7 horas, nas modalidades corrida e caminhada em percursos de 5 e 10 quilômetros.
O levantamento de recursos é uma necessidade da família. “O tratamento é contínuo. Tem fisioterapia, remédios, cadeira de rodas e outros cuidados especiais”, explica o pai, Aldemir Valentim dos Santos.
Apesar de o plano de saúde cobrir boa parte do tratamento, as despesas são muitas e altas. “Em maio do ano passado, o Samuel precisou fazer uma cirurgia para alinhar a coluna vertebral.
Por causa de complicações, em vez de 10, ficou 75 dias internado na AACD. Além disso, demandava um cirurgião plástico, que pagamos com o dinheiro arrecadado na corrida de 2022.”
Esse, inclusive, foi o motivo de o evento de 2023 acontecer só em janeiro. “Ficamos envolvidos na recuperação dele. Quando começamos a organizar a corrida, estava em cima da hora e já tinham outras marcadas para o mesmo mês. Mas a 4ª edição será em dezembro deste ano, retomando a tradição”, explica Aldemir.
Exemplo
Diferentemente da 1ª e 2ª corridas, em 2019 e 2022, nas quais Samuel participou, na terceira ele acompanhou do palco. E também estará no palco nesta quarta edição.
Mas não pense que isso abalou sua empolgação. Pelo contrário. Permanece como exemplo de superação para muita gente grande.
“É vida normal. Ele vai à escola, participamos de outras corridas e ele adora nadar. Sempre que possível, estamos no clube.”