Para tentar reduzir o número de acidentes envolvendo caminhões, a multinacional do setor de cimento Cemex anunciou a implementação de uma tecnologia inovadora em sua operação na República Tcheca.
Um sistema desenvolvido pela empresa israelense SaverOne bloqueia automaticamente o uso de celulares por motoristas durante a condução dos veículos.
A tecnologia, que estará liberada para outras partes do mundo depois de testada, tem o apoio de uma das maiores entidades de transporte do País, o Sindicato Nacional dos Cegonheiros (Sinaceg). A entidade congrega cerca de 5 mil profissionais envolvidos no transporte de veículos zero quilômetro.
A nova tecnologia será instalada em mais de 100 caminhões da Cemex. O bloqueio entra em ação assim que o veículo começa a se mover. Fica restrito o acesso a aplicativos de mensagens e vídeos. Apenas funções essenciais, como chamadas de voz e navegação via GPS, permanecem disponíveis.
O sistema usa sensores de movimento e consegue identificar com precisão os aparelhos localizados na área do motorista, sem interferir nos dispositivos de passageiros.
Para o presidente do Sinaceg, José Ronaldo Marques da Silva, o Boizinho, a iniciativa é um passo importante para preservar vidas.
“Atualmente, enfrentamos um alto índice de acidentes provocados por distrações com o celular. Essa tecnologia representa um avanço significativo na proteção dos profissionais e de todos que dividem as estradas com eles”, avalia.
A entidade sindical lembra que o uso de celular ao volante é uma das principais causas de acidentes no trânsito. De acordo com dados da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), o uso indevido de celular está associado a cerca de 54 mil mortes por ano no Brasil. São 150 mortes por dia.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) também aponta que manusear o celular durante a condução eleva em até 400% o risco de acidentes.
Márcio Galdino, diretor regional do Sinaceg, destaca que a segurança vai além da obediência às leis.
“A direção defensiva e a atenção constante são pilares fundamentais para uma condução segura. A distração com o celular retarda em pelo menos três segundos a recuperação total da atenção do motorista, tempo suficiente para causar tragédias”, alerta.
Ele lembra que há outros fatores críticos de risco nas estradas, como o consumo de álcool e o sono ao volante, que comprometem de forma severa a capacidade de reação e o julgamento do condutor.
Maio Amarelo
Como parte de seu compromisso com a segurança nas estradas, o Sinaceg também promoverá uma ação especial no próximo dia 21 de maio, dentro da campanha Maio Amarelo.
A atividade visa conscientizar os motoristas sobre a importância de atitudes responsáveis no trânsito.
“Segurança viária é um dever coletivo. A tecnologia ajuda, mas a mudança real é necessária e ocorre com a consciência de cada condutor. Assim como não se dirige após consumir álcool, também não se deve usar o telefone ao volante. A paz no trânsito começa com cada um de nós”, reforça Boizinho.