Os 20 estudantes do Ensino Médio da rede pública de São Bernardo começaram a viver neste domingo (6) a experiência de fazer um intercâmbio internacional por meio do Conecta São Bernardo, programa inédito na cidade criado pelo prefeito Marcelo Lima que na estreia enviou o grupo para Dublin, na Irlanda.
A apreensão, a ansiedade, o medo, a saudade antecipada da família e o choro, sentimentos que marcaram a sexta-feira (4) da despedida, com festa na escola Professora Maristela Vieira, no Jardim Thelma, e antes do embarque, no Aeroporto de Guarulhos, deram lugar a momentos de descontração e felicidade, como revelam vídeos e fotos enviadas pelos intercambistas direto da UCD (University College Dublin).
O primeiro dia também foi de interação com estudantes italianos e portugueses com os quais os alunos de 15 a 17 anos de São Bernardo vão dividir período de intercâmbio de um mês.
Durante a viagem que levava brasileiros e italianos para passeios, os ‘conectados’ mostraram a que foram quando ensinaram e convenceram estudantes da Itália a falar a marca da gestão Marcelo Lima, ‘Cidade Pra Frente’, momento de descontração.
Juntos, foram ao The Irish National Heritage Park, onde guias vestidos a caráter levam os alunos para fazer um tour pelo parque e explicam a história da civilização irlandesa e como eles viviam em cada era.
Depois, fizeram um city tour em Wexford, cidade do interior da Irlanda que fica a 146 quilômetros de Dublin.
APRENDENDO E CONECTANDO
“Uma coisa muito legal sobre hoje (domingo) é que fizeram uma super conexão com um grupo de estudantes italianos. Conversaram muito dentro do ônibus, treinando inglês e conhecendo pessoas e culturas de outras partes do mundo desde o primeiro dia”, relatou Sara Rodrigues, uma das monitoras que viajou com o grupo do Conecta.
Nesta segunda (7) os alunos começam as atividades educativas, mas a monitora disse que também os levará à St. Patricks Catedral, que é um dos ícones de Dublin e da Irlanda.







