A Prefeitura encaminha o Programa Conecta São Bernardo para 2026 com uma novidade: o Conecta São Bernardo – Professor, que será criado por meio de Projeto de Lei do Executivo que foi apresentado aos vereadores na reunião de bancada nesta terça (21) e será enviado à Câmara nesta quarta (22).
A nova versão vai beneficiar professores da rede municipal para intercâmbio internacional de aproximadamente uma semana, com participação em congressos, seminários e cursos, sempre voltados à área da Educação.
OBJETIVOS
O programa visa à qualificação e fortalecimento da formação pedagógica de professores da rede municipal, ao permitir a participação em eventos de qualidade e imersão no Exterior.
O intercâmbio integra política de capacitação contínua implantada na Educação e ampliação de competências através do contato direto com metodologias esistemas educacionais.
O primeiro intercâmbio do Conecta São Bernardo – Professor está previsto para março, e o destino será a Europa. O país ainda vai ser definido.
Serão beneficiados nesta primeira edição 10 professores: 2 de cada um dos
ciclos (1º, 2º, 3º 4º e 5º).Os professores interessados deverão se inscrever para participar da seleção, cujos critérios ainda serão definidos.
CONECTA SÃO BERNARDO – ESTUDANTE
A segunda edição do Programa Conecta São Bernardo está prevista para ocorrer em julho de 2026.
Inicialmente, deverá beneficiar novamente 20 estudantes do Ensino Médio da rede pública de São Bernardo.
O destino será novamente Dublin, na Irlanda, onde farão período de intercâmbio gratuito de cerca de 30 dias na University College Dublin.
Além de imersão em curso de inglês, os estudantes terão oportunidade de conhecer e interagir com alunos de outros países, com novas culturas e visitar pontos turísticos.