Antes da bola rolar neste domingo (20), os jogadores das duas equipes – Blumenau e Unidos do Morro – se abraçaram, fizeram fotos juntos e mostraram que a “várzea” pode sim ser um belo espetáculo no quesito organização, além de revelar grandes talentos.
Durante a semana, a Liga organizadora do Futebol Especial Amador de SBC, a Prefeitura e representantes das duas equipes se reuniram no Paço para garantir toda organização do espetáculo que contou com mais de 12 mil torcedores no estádio 1° de maio.
A GCM e a PM marcaram presença, mas com o planejamento feito, só quem “entrou em cena” foram os jogadores dos dois times.
Para coroar todo empenho “fora” de campo, a final contou com todos ingredientes também “dentro” de campo.
Blumenau abriu 2 a 0 ainda no primeiro tempo. O Unidos do Morro chegou ao empate no final do 2° tempo e levou a decisão para os pênaltis.
O goleiro Gabriel, que começou o duelo no banco de reservas do Unidos do Morro, entrou durante a partida, fez uma defesa “de cinema” que evitou o 3° do Blumenau e, nos pênaltis, defendeu duas cobranças.
Ainda teve a premiação de R$ 30 mil, sendo R$ 20 mil para o time campeão.
DUELO
Dentro das quatro linhas, a partida foi intensa desde o apito inicial. O Blumenau EC saiu na frente e ampliou ainda no primeiro tempo, marcando 2 a 0. Na segunda etapa, o Unidos do Morro reagiu e chegou ao empate com dois gols de Max Rangel, artilheiro da equipe, o segundo aos 43 minutos. A decisão foi para os pênaltis, e o Unidos do Morro levou a melhor, encerrando a campanha invicta e com a melhor defesa da competição.
Para garantir o sucesso do evento, a Prefeitura articulou um forte esquema de segurança com a atuação integrada da Secretaria de Segurança, GCM (Guarda Civil Municipal) e PM (Polícia Militar).
No total, 90 agentes atuaram no local – 60 dentro do estádio e 30 na parte externa –, com apoio de três equipes da Força Tática e seis motos da PM.
As torcidas participaram ativamente do clima de festa e cumpriram integralmente a Lei Municipal nº 7.427/2024, que proíbe fogos com ruído. Durante todo o evento, não houve registros de ocorrência, o que reforça o grande esquema de segurança aos presentes.
“Montamos uma força-tarefa para garantir que a final ocorresse com tranquilidade, segurança e respeito à legislação. As torcidas deram um show de civilidade e responsabilidade, e São Bernardo mostrou mais uma vez sua paixão pelo futebol. Essa final representa tudo o que acreditamos para o esporte amador: paixão, organização e comunidade. Parabenizo as duas equipes e todos os envolvidos. A Prefeitura seguirá investindo no esporte como ferramenta de inclusão, saúde e cidadania.”, destacou o prefeito Marcelo Lima.
VALORIZAÇÃO
A gestão municipal reiterou também o plano de modernização dos campos municipais, com melhorias como iluminação em LED, grama sintética e reforma dos vestiários, como parte de uma política pública voltada à valorização do esporte de base. “Foi uma final histórica. O futebol de várzea tem alma, tem raiz, e isso se viu dentro e fora do campo hoje. A Prefeitura está junto com essa causa, apoiando, ouvindo as torcidas e investindo nos nossos campos”, afirmou o secretário de Esportes e Lazer de São Bernardo, Fran Silva.
O presidente da Liga de Futebol de São Bernardo, Luciano Marechal, comemorou o sucesso da final. “Vivemos uma festa linda, com muita organização e participação da comunidade. O apoio da Prefeitura foi essencial – não só com estrutura, mas com diálogo constante e respeito ao futebol amador. Isso fez toda a diferença.”