Durante a entrega da revitalização da Praça Bruxelas, neste sábado (19), o prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, revelou que a Prefeitura promoveu uma nova intervenção emergencial na madrugada anterior no acesso ao km 16 da Rodovia Anchieta, no Rudge Ramos.
A alteração muda o plano inicialmente apresentado nesta semana e, segundo o prefeito, trará uma solução ainda mais eficiente para o trânsito no local.
A área de tráfego criada após desapropriações será fechada e o fluxo voltará a utilizar o antigo viário. “Modificamos de novo. Vai ficar melhor do que vocês possam imaginar. Não vai dar para usar aquele viário que vocês usam hoje. Ali vai ser fechado”, afirmou Marcelo. Ele também adiantou que o trecho será alvo de sindicância e que os responsáveis pela obra anterior, que custou R$ 32 milhões, deverão responder pelos impactos causados. “Os culpados vão pagar por aquilo. Aqueles que participaram, aqueles que fizeram, vão ter que dar satisfação para o povo”, declarou.
A obra anterior no km 16, que visava melhorar a mobilidade na região, foi alvo de críticas após provocar ainda mais congestionamentos.
Na segunda (15), a prefeitura já havia anunciado medidas emergenciais, como a instalação de segregadores de faixa e reabertura de uma via anterior com uma nova pista.
A nova mudança anunciada hoje amplia essa reconfiguração, apostando na retomada do fluxo original para garantir maior fluidez e segurança.
“Até uma hora da manhã eu estava lá ontem, na chuva. E é com muito prazer que eu faço isso”, disse o prefeito, ao reforçar que a decisão de retornar ao antigo acesso partiu de sugestões técnicas externas e escuta aos motoristas.
A gestão municipal segue monitorando o local e não descarta novas adequações.