A Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires, por meio do Serviço de Atenção Especializada (SAE), neste mês de conscientização sobre a Hanseníase, está intensificando o trabalho a fim de informar e tratar a doença. Cartazes estão sendo afixados em todos os equipamentos de saúde da Estância. Em 2022, o SAE recebeu 12 casos suspeitos da doença, mas nenhum foi confirmado.
O SAE presta assistência a todos os casos de doenças sexualmente transmissíveis, como Aids, Hepatites Virais, Tuberculose e Hanseníase. Tudo de forma sigilosa e gratuita.
A coordenadora do SAE, Nanci Garrido falou sobre os sintomas que devemos ficar alerta sobre a doença. “Qualquer mancha na pele que não tenha sensibilidade e que não cresça pelos, orientamos que procure uma unidade de saúde mais próxima ou o SAE. A Hanseníase tem cura, o tratamento vai de seis a nove meses”, observa.
O Serviço de Atenção Especializada (SAE) está localizado na Av. Francisco Monteiro, 205, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A equipe também passa orientação por meio do whatsapp 4828-4441.
Hanseníase – é uma doença que atinge os nervos e a pele, podendo levar à deformidades físicas. Os sintomas podem ser uma ou mais manchas de cores avermelhadas, esbranquiçadas ou acastanhadas. Além disso, a pessoa pode sentir dor, dormência, sensação de choque, agulhada nos braços e pernas, caroço no corpo e diminuição da força muscular.