Nesta segunda-feira (5), começam as aulas do Ensino Fundamental e Médio. Na terça (6) é a vez do retorno da Educação Infantil. Para preparar o retorno a Secretaria de Educação de São Caetano organizou reuniões e capacitações com a comunidade escolar para a volta às aulas.
Neste ano, a cidade oferece um aspecto inédito: a adoção do período integral em todas as escolas da rede municipal de ensino. Na última semana, as escolas recepcionaram os professores e tiraram dúvidas dos pais.
Uma das principais dúvidas é sobre a obrigatoriedade das atividades complementares que os alunos terão neste ano. E, sim, elas são obrigatórias. Mas, se o aluno tiver algum impedimento médico ou outra atividade importante que o impeça de assistir às novas aulas, os pais podem buscar a direção da escola e solicitar dispensa. Cada caso será analisado atentamente pela equipe gestora.
Leia mais:
– 53 anos: Veja como foi a comemoração do 6° Batalhão da PM
– São Caetano: Pronto Socorro tem telemedicina cardiológica em parceria com HCor
– Eleições 2024: Almoço de tucanos agita bastidor em São Caetano
Carga horária maior
O aumento da carga horária é a grande novidade do ensino municipal neste ano. O tempo de permanência na escola passa de 25 para 35 horas semanais, a partir de dois modelos possíveis: 7 horas diárias (das 7h às 14h) ou 35h divididas na semana da seguinte forma: um dia todo na escola (por exemplo, das 8h20 às 18h20) e os demais no horário convencional. E as escolas tiveram autonomia para decidir o melhor modelo para a sua comunidade.
No período integral os alunos terão a oportunidade de desenvolver diferentes atividades complementares ao currículo regular. Graças à parceria da Seeduc (Secretaria de Educação) com a Secretaria de Esportes e Secretaria de Cultura poderão participar de oficinas esportivas e culturais no contraturno das aulas.
Poderão ser oferecidas, por exemplo, oficinas de música, dança, fotografia, esportes coletivos, tênis de mesa, xadrez, tecnologia, conversação de inglês, desafios matemáticos e laboratório de ciências, entre outras opções. Os alunos deverão consultar na sua escola quais oficinas estão disponíveis.