A Unimais (Universidade Aberta da Terceira Idade) realizou a primeira Mostra Artística do bimestre no auditório da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul).
O evento, que reuniu alunos, professores e convidados, foi promovido em parceria com a Prefeitura de São Caetano do Sul e a Comtid (Coordenadoria Municipal da Terceira Idade).
O dia foi marcado por uma programação rica em apresentações culturais, com danças, músicas, contação de histórias e uma emocionante homenagem aos professores.
Os alunos mostraram, com entusiasmo, os resultados de seus aprendizados e do desenvolvimento conquistado nos primeiros meses do curso.
Mais do que uma mostra de talentos, o evento simbolizou o resgate da memória e o envolvimento dos participantes em um processo educativo transformador.
A Unimais oferece, além de conteúdos culturais, atividades que estimulam o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo dos idosos.
Durante as aulas, os alunos têm contato com temas importantes como o envelhecimento populacional e os impactos da inatividade na saúde física e mental.
Os conteúdos teóricos são intercalados com práticas que estimulam habilidades cognitivas, memória, atenção, linguagem, percepção visual e funções executivas, por meio de exercícios como jogos de palavras, memorização de figuras, provérbios, escrita com a mão não dominante, entre outros.
“Hoje é um dia de celebração para que os alunos possam mostrar aquilo que aprenderam não só no curso, mas ao longo da vida, pois aqui são trabalhos que somam todo esse aprendizado. É um trabalho para aplaudir em pé, porque sabemos o quanto todos se dedicaram aqui”, destacou Lucila Lorenzini, coordenadora da Comtid.
A Mostra Artística reafirma o compromisso da Unimais em promover o envelhecimento ativo, valorizando o conhecimento, a convivência e a troca de experiências entre os participantes.