O prefeito de São Caetano, Tite Campanella, visitou nesta segunda-feira (13) as obras do Piscinão Jaboticabal, que está sendo construído na altura do km 13 da Via Anchieta, na tríplice divisa entre São Caetano, São Bernardo e São Paulo.
O reservatório terá capacidade para armazenar 900 milhões de litros de água – o equivalente a 360 piscinas olímpicas. Será o maior piscinão da América Latina, construído em área de 154 mil m². As intervenções, iniciadas em 2021, deverão ser concluídas em dezembro deste ano. O governo do Estado está investindo R$ 401 milhões na obra.
A estimativa da SP Águas, agência do governo estadual que substituiu o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), é a de que aproximadamente 1,5 milhão de pessoas sejam beneficiadas pelo Piscinão Jaboticabal, entre elas os moradores dos oito bairros de São Caetano localizados às margens do Ribeirão dos Meninos.
São eles: Nova Gerty, Mauá, Jardim São Caetano, São José, Cerâmica, Santo Antônio, Centro e Fundação, que somam 70.233 moradores (42,4% da população da cidade), de acordo com o Censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
“Faço questão de acompanhar as obras do Piscinão Jaboticabal, que será o maior reservatório da América Latina. Uma obra que impressiona por sua dimensão e que certamente contribuirá para amenizar significativamente os transtornos causados pelas chuvas em nossa cidade”, ressaltou Tite.
A secretária de Governo de São Caetano, Stefania Wludarski, e o coordenador da Defesa Civil do município, Juscelino Brilhante, acompanharam o prefeito na visita. O grupo foi recepcionado pelo diretor de Fiscalização da SP Águas, Nelson de Campos Lima, e pelo diretor operacional de Empreendimentos da agência, Guilherme Marques, além de representantes do Consórcio RAC Jaboticabal, formado pelas empresas Passarelli Engenharia e Construção Ltda e Planova Infraestrutura Eireli.