O Smart Sanca – Centro de Inteligência, Segurança e Emergências da Prefeitura de São Caetano completou três meses de operação com resultados expressivos.
Desde sua implantação, o sistema já foi responsável por 63 prisões de procurados pela Justiça, além de atuar de forma integrada em ações de segurança, trânsito, defesa civil, ambulâncias e emergências urbanas.
Desde dia 19 de julho, data da inauguração, o Smart Sanca registrou 9.656 acionamentos monitorados em tempo real.
O equipamento funciona reunindo dados de 561 câmeras espalhadas por São Caetano, com tecnologia capaz de identificar ocorrências, cruzar informações e acionar equipes de campo de forma imediata.
Segundo o balanço do trimestre de funcionamento, o Smart Sanca cedeu 58 imagens para auxílio no esclarecimento de crimes cometidos na cidade, além de ter atuado na apreensão de 25 veículos com alguma irregularidade e seis prisões (sem contabilizar as detenções de foragidos).
Na Mobilidade Urbana, o equipamento também foi fundamental.
A estrutura ajudou na localização de 51 veículos, no apontamento de 57 falhas de semáforos e no atendimento de 190 acidentes de trânsito (150 deles com vítima, já com acolhimento imediato dos serviços de saúde).
No setor da Defesa Civil, o Smart Sanca identificou 11 descartes irregulares de resíduos e no resgate de 171 animais (domésticos e selvagens).
“Os números do Smart Sanca, com apenas três meses de operação, mostram que ele é um equipamento indispensável para a gestão da cidade. Ele se destaca no esclarecimento e prevenção de crimes, mas tem um olhar mais amplo do município, auxiliando em casos de saúde, Defesa Civil, trânsito”, afirmou o secretário de Governo, Caio Lessio Previato. “O Smart Sanca mostrou, em pouco tempo, que tecnologia e integração salvam tempo, reduzem riscos e aumentam a segurança da população.”