O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, conduziu nesta quarta-feira (29) a transmissão de cargo do comando da Secretaria de Saúde, em cerimônia que reuniu mais de 300 pessoas, realizada no Anexo Administrativo – Espaço Municipal das Telhas.
Regina Maura Zetone, que soma quase 30 anos de atuação em gestão de Saúde Pública (e quase 16 anos como secretária da pasta), foi substituída por Guilherme Crepaldi Esposito, que exercia o cargo de diretor geral da Fundação do ABC no município.
“O sistema de Saúde da nossa cidade tem minha digital, da Regina e já tem a do Guilherme. Destaco fundamentalmente nossa participação na estruturação de questões importantes, como a chegada do Sistema Único de Saúde e, talvez tão importante quanto esse, os profissionais da área. A Saúde se faz com pessoas, com proximidade e cuidado. Temos um sistema muito estruturado, com um grau de dependência externa pontual e decrescente”, afirmou Auricchio.
“Deixo aqui minha gratidão à Regina, uma parceira de quase 30 anos de trabalho na Saúde de São Caetano do Sul, e as boas-vindas ao Guilherme, que, embora não seja médico, está enraizado no sistema de saúde, não apenas por sua experiência na Fundação do ABC, desde 2008, mas pelo histórico da família, com médicos em diversas gerações”, continuou o prefeito.
“Finalizar um ciclo traz sempre muita emoção, seja das lembranças, realizações ou com as pessoas que convivemos. Tenho também um sentimento de gratidão, primeiro a Deus por ter abençoado minhas mãos e a condução de meus passos, à minha família, que tantas vezes foi privada de minha presença, e ao prefeito Auricchio por ter confiado em minhas atitudes à frente da condução de uma das maiores secretarias do governo. Não posso deixar de agradecer ao apoio dos colaboradores e técnicos, pois nada existiria sem uma equipe pró-ativa e aderente aos projetos. Desejo ao Guilherme uma gestão de sucesso e muito produtiva”, destacou Regina Maura.
Regina Maura falou com a reportagem do ABC em OFF.
Guilherme Esposito é formado em Direito pela PUC e possui três cursos de Pós-Graduação: em Direito Processual Civil pela Escola Paulista de Direito, Direito Administrativo Constitucional pela Escola Paulista de Direito e em Gestão em Saúde Pública pela Universidade Estácio de Sá.
Durante 13 anos exerceu a função de advogado especialista e coordenador jurídico da Fundação do ABC e, em 2021, tornou-se diretor geral do Complexo Hospitalar Municipal de São Caetano do Sul, sendo responsável pela gestão de diversas unidades da rede de saúde.
“Não faltarão esforço e dedicação para entregar a melhor saúde para nossa cidade. Nosso sistema é diferenciado dos demais da região e continuará com toda essa magnitude. Agradeço à Regina, por toda parceria ao longo dos anos. Com certeza ela deixa uma grande marca para o município. Sua história se confunde com a história da Saúde de São Caetano. O sarrafo é alto, mas espero corresponder e continuar o trabalho da melhor forma possível”, afirmou Guilherme.
“O prefeito Auricchio e a Regina transformaram o sistema de Saúde de São Caetano do Sul. A qualidade técnica que temos aqui não se encontra em nenhum outro lugar do Estado. Pude acompanhar vocês tirando vários projetos do papel e fico feliz, como deputado estadual, em poder transferir muito recurso para nosso município. Dos quase R$ 100 milhões que trouxe para cidade, posso dizer que 80% foram para Saúde”, destacou o deputado estadual Thiago Auricchio.
A cerimônia de posse contou com a presença de secretários municipais de outras pastas, representantes do Legislativo, servidores da Administração Municipal, conselheiros de Saúde e entidades assistenciais.
O vereador Tite Campanela, pré- candidato a prefeito, falou em nome do legislativo.