A Secretaria de Saúde de São Caetano realizou entre os dias 19 e 22 de setembro, a Semana da Segurança do Paciente, no Complexo Hospitalar Municipal, no Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin e na UPA Engenheiro Julio Marcucci Sobrinho.
A ação faz parte das comemorações do Dia Mundial da Segurança do Paciente (17/9), data criada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), com o objetivo de reforçar a necessidade de estimular todos os envolvidos a minimizarem os riscos de danos associados à assistência à saúde, assegurando a segurança do paciente e melhorando a qualidade dos serviços de saúde.
A ação com o tema Engajando o paciente para a segurança do paciente, trabalhou para reforçar entre as equipes as seis metas internacionais preconizadas pela OMS: identificação correta, comunicação efetiva, medicação segura, cirurgia segura, reduzir o risco de infecção associado ao cuidado e reduzir o risco de queda ou lesões por pressão.
“Com recursos lúdicos e dinâmicas, nossa equipe trabalhou todos os protocolos entre nossos colaboradores. A segurança do paciente é um pilar fundamental em qualquer serviço de saúde. Quando estabelecemos diretrizes, planos de ação e melhorias, estamos focados também, em garantir que os pacientes recebam cuidados de saúde que minimizem o risco de danos, erros e outras complicações”, afirmou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.
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A proposta realizada pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, em parceria com a equipe de Educação Continuada, teve como objetivo aumentar a conscientização dos colaboradores sobre o risco de danos relacionados a segurança do paciente, com destaque para as práticas inseguras, defender a implementação de ações urgentes para melhorar a qualidade na assistência, engajar as principais áreas e os pacientes nos esforços para prevenir e reduzir danos na assistência em nossos serviços de saúde e empoderar os colaboradores com conhecimento.
“Envolvemos 321 profissionais das equipes multiprofissionais, que desempenham um papel importante na segurança do paciente, atuando em várias frentes para garantir que os cuidados de saúde sejam seguros, eficazes e centrados no paciente. Sua atenção aos detalhes, conhecimento clínico e habilidades de comunicação são fundamentais na prevenção de erros e na promoção do bem-estar dos pacientes”, explicou a diretora de enfermagem Olgair Almeida de Jesus.
Jogos de perguntas e respostas, certo e errado, desafios e outras atividades fizeram parte das dinâmicas que envolveram a equipe durante toda semana.