O Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) de São Caetano preparou uma programação especial para celebrar o primeiro dia de outubro, mês conhecido pelas ações do Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama.
Ambiente instagramável, abordagem educativa na sala de espera com explicação e uso didático da mama amiga, spa de beleza e ensaio fotográfico foram ações que aconteceram na unidade. Além disso, no dia 22 de outubro, estará na Estação da CPTM, com ações de abordagem para orientações sobre a saúde da mulher e câncer de mama.
Em 2024, o Caism realizou 2.010 consultas de mastologia, 83 cirurgias e identificou 45 novos casos de câncer de mama. Em média, são realizados 540 exames de mamografia por mês e não há espera para o exame, casos urgentes são agendados em até uma semana e os demais dentro do mesmo mês. “A cidade tem aumentado a rastreabilidade e a detecção precoce de casos de câncer de mama, melhorando o prognóstico das pacientes”, afirmou o secretário de Saúde, Guilherme Esposito.
Roberta Marinho, micropigmentadora paramédica, é especialista em restaurar a aréola, que muitas vezes perde sua pigmentação natural. “Através da micropigmentação, podemos recriar a aparência natural da aréola e do mamilo, proporcionando um resultado final realista e esteticamente satisfatório. Ajudamos nossas pacientes a recuperar a confiança em sua aparência e a se sentirem completas novamente”, explicou Roberta.
Nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), durante todo mês de outubro, será realizado papanicolau em livre demanda, rodas de conversa sobre o tema e distribuição de panfletos com orientações. A programação com datas e horários de exames e atividades, deve ser consultada nas UBSs do bairro.
No dia 22, a equipe da unidade estará na Estação da CPTM Prefeito Walter Braido, no Centro, das 8h às 17h, com ações de abordagem para orientações sobre o autoexame e entrega de folders, sobre prevenção ao câncer de mama e orientações sobre a saúde da mulher.