Um planetário visitou os alunos da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Maria Teresinha Dario Fiorotti, no Bairro Santa Maria, nesta semana. Embora visitas pedagógicas façam parte da rotina das escolas municipais de São Caetano, desta vez não foram os estudantes que saíram: eles receberam a visita do projeto Móbile – Planetário Móvel.
Uma cúpula inflável, com capacidade para acomodar 40 alunos a cada sessão, foi instalada no pátio da escola, e recebeu de forma escalonada os alunos do primeiro ao oitavo ano do Ensino Fundamental.
Tal como nos planetários fixos, na estrutura do Planetário Móbile foram projetadas imagens da Lua, Sol e de planetas do Sistema Solar, em apresentações de 40 minutos.
Leia mais:
USCS participa de estudo sobre vacina tetravalente com Instituto Butantan
São Caetano empossa integrantes do Conselho de Segurança Municipal
Dr. Seraphim assume prefeitura de São Caetano durante afastamento de Auricchio
Equipamento foi criado por educadores
O Planetário Móvel é uma iniciativa particular, criada por dois especialistas no ensino de Astronomia – os irmãos Paulo e Irineu Varella – e uma educadora ambiental, Assucena Tupiassú.
Geógrafo de formação, com pós-graduação no Ensino de Astronomia, Paulo Varella foi Professor de Astronomia do Planetário e Escola Municipal de Astrofísica de São Paulo de 1976 a 2015. Irineu Varella, formado em Física e Matemática, com pós-graduação em Astronomia, foi diretor do Planetário Municipal de São Paulo de 1980 a 2002.
Os educadores levam a estrutura móvel a escolas e empresas, para divulgar o ensino de Astronomia e conscientizar as crianças da necessidade de cuidar do Planeta Terra, nossa morada no Universo.