As obras do Programa Drenar São Caetano alcançam diretamente seis bairros da cidade, mas com reflexos positivos, que vão além das regiões onde as frentes estão ou serão instaladas.
O pacote de intervenções traz impacto coletivo para os moradores, desde a mobilidade urbana até a redução de prejuízos causados por enchentes.
As obras de drenagem e esgotamento sanitário já foram ou serão realizadas em oito bairros: Centro, Fundação, São José, Cerâmica, Oswaldo Cruz, Nova Gerty, Mauá e Santa Paula.
Ao todo, são 110 mil moradores beneficiados, sendo 80 mil pelas redes de drenagem e outros 30 mil pelas obras de esgoto.
Os efeitos práticos do Drenar não se limitam às vias diretamente escavadas. Com menos enchentes, o trânsito tende a fluir melhor em dias de chuva intensa, o comércio sofre menos interrupções, e os gastos públicos com ações emergenciais diminuem, permitindo que o município reinvista esses recursos em outras demandas, além da geração de empregos ao longo do período de obras.
Além dos novos quilômetros de tubulações subterrâneas, o programa conta com intervenções estruturais que atuarão em conjunto no controle de cheias, como o Reservatório do Bairro Fundação, com capacidade para armazenar 18 mil metros cúbicos de água, Reservatório de Detenção de Cheias (piscinão), e o alteamento do muro de contenção, complementa o conjunto de ações que tem como objetivo minimizar o transbordo do Rio Tamanduateí.






