As obras de combate às enchentes do ReFundação chegam na Avenida Fernando Simonsen, no Bairro Cerâmica, a partir desta segunda-feira (24), alterando parcialmente o tráfego no local.
Os trabalhos serão divididos em três fases para minimizar o impacto viário das intervenções e garantir o acesso ao Espaço Verde Chico Mendes.
Toda a obra será de drenagem e vai da Rua Amazonas à Rua Antonio de Andrade, porém, a execução será feita em etapas.
O primeiro trecho terá início da Rua Antonio de Andrade e vai até a Rua das Mangueiras. A previsão é concluir essa fase em abril.
Equipes do Prodesa (Programa de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento Básico de São Caetano do Sul), responsável pela obra, vão fazer a sinalização de rotas alternativas.
O impacto inicial será de quem vem da Rua Amazonas rumo à Rua Fernando Simonsen.
Para acessar o Parque Chico Mendes ou seguir sentido Avenida Nelson Braido, o motorista precisará fazer o desvio subindo a Rua das Mangueiras, acessar à esquerda na Rua Nestor Moreira até cair na Rua Espírito Santo para descer e chegar à rotatória.
O ReFundação, maior pacote de obras contra enchentes da história de São Caetano, é geridao pelo Prodesa, com recursos da CAF, o Banco de Fomento da América Latina. O investimento total é de R$ 173,4 milhões.
O programa contempla ainda a construção de um piscinão entre a Avenida do Estado, a Rua Ceará e a Avenida Conde Francisco Matarazzo, com capacidade para armazenar 18,8 mil metros cúbicos de água.
Também estão previstas outras intervenções, como a ampliação das galerias pluviais em 8 quilômetros de vias, o alteamento do muro ao longo de 4 quilômetros na extensão de São Caetano, na Avenida do Estado, além da requalificação do Terminal Rodoviário Nicolau Delic e de toda a sua área.