O prefeito de São Caetano, José Auricchio Jr, lançou nesta quinta (31) o maior pacote de segurança da. Idade com um total de R$ 70 milhões em investimento em mais de 15 intervenções.
Destaque para o aguardado Estatuto da Guarda, que será implementado ainda em 2023. Além disso, terão aumento no vale-refeição da GCM; abono salarial, pró-labore e ampliação das atividades Diferenciada e Delegada.
Nova Frota
Ao todo, 33 novas viaturas e equipadas com câmeras de monitoramento vão integrar as forças de segurança.
Escolas
Terá a contratação de empresa de segurança para “cuidar das escolas” da rede municipal com 129 profissionais para atuarem nas 66 unidades.
Aquisições
A GCM terá nova arma, nova sede do CGE, stand de tiro e câmeras corporais.
Programa São Caetano Mais Segura
O São Caetano Mais Segura consiste em 15 ações. Serão entregues 33 novas viaturas para a GCM (Guarda Civil Municipal), a Polícia Militar, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.
A cidade ganhará, até o primeiro trimestre de 2024, 250 novas câmeras de monitoramento, interligadas ao CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) ultrapassando 1.000 equipamentos, estrategicamente instalados por todos os 15 bairros do município.
Além disso, mais de 300 câmeras já estão disponíveis nas unidades de Saúde. Ao todo, São Caetano passará de 1.300 câmeras, cerca de 1 câmera para cada 127 habitantes.
Totens de Segurança
São 20 postes de Iluminação Pública Inteligente, com ferramentas de segurança e auxílio emergencial ao cidadão, que fornecerão acesso à internet gratuito (WiFácil), possuem um televisor de mídias vertical, sistema de videomonitoramento com câmeras de 360 graus e um botão de emergência com comunicação bidirecional diretamente ligada ao CGE.
Tecnologia
Equipes de patrulhamento da GCM (supervisores) passarão a ter body cams, câmeras corporais acopladas ao uniforme, com objetivo de levar mais segurança aos agentes e às ações operacionais.
A GCM, ainda, contará com aparelhos de comunicação mais modernos e eficientes, como smartphones e tablets, para equipes móveis, viaturas e bases fixas.
Segurança nas Escolas
As escolas municipais contarão com mais segurança, com a contratação de 129 profissionais, munidos de armas não letais (taser) para atuação nas 66 unidades de ensino.
Valorização Profissional
Acerca da valorização profissional, foram assinados os Projetos de Lei com a readequação do Estatuto da GCM, com a nova progressão de carreira dos servidores; o aumento do vale-refeição da Guarda; e as bonificações para profissionais das forças de segurança (GCMs, policiais civis e militares, e bombeiros que atuam em São Caetano) e para a Tropa Especial da Guarda Municipal.
A reportagem do ABC em OFF acompanhou.
Veja o vídeo.