O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, lançou o EcoTroca, programa de arrecadação de recicláveis e óleo de cozinha (usado), que são trocados por alimentos e produtos de limpeza. O evento foi realizado na manhã desta quinta-feira (5), no CISE (Centro Integrado de Saúde e Educação) Sueli Nogueira, no Bairro Fundação.
A iniciativa é uma parceria com o Fundo Social de Solidariedade e o Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental). A cada 1kg de material reciclável ou 1 litro de óleo de cozinha usado, o morador receberá 1kg de alimento e uma barra de sabão (limitado a 5 kg por morador por entrega). Dessa forma, o EcoTroca atua tanto no combate à insegurança nutricional quanto no estímulo à reciclagem.
“Este é mais um projeto social que conseguimos unir com a questão sustentável”, afirmou Auricchio, ao salientar que o seu plano de governo está todo alinhado aos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), da ONU.
Leia mais:
– Prefeitura lança “Farmácia São Caetano” com inovações e investimentos no setor
– São Caetano abre inscrições para Educação Infantil 2024
– São Caetano abre inscrições para 100 vagas de trabalho no Programa Mais Oportunidade
Programa incentiva consumo consciente e segurança nutricional
O EcoTroca terá mais duas edições em outubro, também no Bairro Fundação (locais e datas a definir). Os demais bairros da cidade também serão contemplados – cronograma será divulgado periodicamente nos canais oficiais da Prefeitura na internet.
Os alimentos são provenientes de doações das redes varejistas e atacadistas, além de outros parceiros, e encaminhados ao Banco de Alimentos. Assim, o EcoTroca proporcionará aos cidadãos uma alimentação mais enriquecida e saudável no que tange à segurança nutricional. Além disso, o programa estimula a separação do lixo e o consumo consciente.
O EcoTroca terá também possui viés de desenvolvimento econômico, com geração de emprego e renda, como ressaltou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Denise Auricchio. “Vamos trabalhar em parceria com a cooperativa de catadores, o que com certeza abrirá mais postos de trabalho.”. O Saesa realizará a coleta do material reciclado e o enviará às cooperativas de reciclagem.
A reportagem do ABC em OFF acompanhou o evento.
Veja os vídeos.