Os moradores do Centro de São Caetano ganharão a mais moderna e estruturada UBS (Unidade Básica de Saúde) da cidade, que começou a ser construída nesta semana pela USCS (Universidade de São Caetano do Sul) e Prefeitura com investimento de R$ 6 milhões no campus Centro.
A ordem de serviço para início das obras foi assinada na sexta-feira (20), em cerimônia no campus Centro, pelo prefeito José Auricchio Júnior, pelo reitor Leandro Prearo e pela secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.
“Mais um compromisso com a cidade, do Plano de Governo de 2020, que está sendo cumprido. A USCS, novamente, entende a importância de parcerias, que ocorrem aqui e em outros equipamentos. Sem medo de errar, este é o ponto de maior integração entre reitoria e a administração pública de São Caetano em toda história da Universidade. É visão estratégica e de futuro, um ganho imenso de qualidade”, disse Auricchio.
“Este equipamento vai mudar a história dos cursos de saúde de São Caetano. Poucas universidades têm uma UBS-Escola dentro de um campus, moderna e equipada para oferecer assistência à população e condições de aprendizado aos alunos. Nós construímos uma USCS muito forte com investimento e reconhecimento em pesquisa e extensão de verdade, além de metodologias modernas de ensino”, comemora Prearo.
“Os estudantes jamais irão esquecer dos atendimentos realizados neste futuro espaço. A unidade fará grande diferença na vida de vocês, alunos, que já começam a ficar frente a frente com o paciente logo no início do curso. A USCS tomou rumo muito interessante, voltado para a área de pesquisa e extensão”, complementa Regina Maura, ao relembrar quando ingressou no curso de Medicina, em Santos.
Ana Luíza Soares dos Santos, aluna do terceiro ano de Medicina e presidente do Centro Acadêmico, elogiou a iniciativa. “Algo que a gente sempre conversa com os alunos: a queda dos campos de estágio em razão do aumento dos cursos de Medicina. É incrível ter a UBS aqui, ajudará muito em nosso crescimento”, disse.
Estrutura – A previsão é que as obras sejam finalizadas em 10 meses. O espaço contará com recepção, sala de triagem, sala de espera, sala de curativos e procedimentos, sala de imunização, sala de medicação, três consultórios indiferenciados, um consultório ginecológico, um consultório odontológico, farmácia e espaços administrativos e receberá alunos de Medicina, Nutrição, Fisioterapia, Farmácia, Enfermagem, Psicologia e Biomedicina.
Ar reportagem do ABC em OFF acompanhou.
Veja os vídeos.