Nesta quinta-feira (12), a Prefeitura inaugurou o novo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), no Bairro Santa Paula.
O novo espaço terá integração com as 406 câmeras estrategicamente instaladas nos 15 bairros da cidade, o que faz com que o município tenha uma câmera para cada 414 habitantes, observados em 15 quilômetros quadrados.
“Desde 2017, quando assumimos, era um desejo nosso termos um sistema de desenvolvimento assim como o CGE e conseguimos concretizá-lo apenas em 2020 e este sonho deu muito certo. Tanto, que o CGE cresceu e tivemos de ampliá-lo até chegarmos a este momento aqui, hoje”, ressaltou o prefeito José Auricchio Júnior, destacando a queda dos indicadores criminais na cidade, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.
Quem irá comandar o novo CGE nos próximos 4 anos é o prefeito eleito, Tite Campanella, que também deixou sua impressão sob o mais novo aparelho de Segurança Pública de São Caetano.
“Ficou maravilhoso. Esse equipamento contribui imensamente para a segurança da nossa população, sempre integrado plenamente com as Forças de Segurança”, complementou Tite.
A parte estrutural do novo CGE passou de 12 para 28 estações de Visualização de Imagens (baias), todas com três monitores de LCD.
“Este aumento na estrutura física do CGE é o primeiro passo para ampliação da maior ferramenta de Segurança de São Caetano”, acrescentou o deputado estadual Thiago Auricchio.
Por fim, o secretário de Governo, pasta que gerencia o Centro de Gerenciamento de Emergências, Jefferson Cirne da Costa, falou sobre os esforços para entregar o novo equipamento de Segurança da cidade.
“É uma honra e um privilégio muito grande ter participado da construção do CGE, e agora deste novo espaço, com mais capacidade tecnológica e de pessoal. Tudo em nome da segurança da população de São Caetano”, finalizou Jefferson.
Também estiveram presentes à inauguração do novo CGE, o delegado titular de São Caetano, Marcelo Caio Ferrari, autoridades das Polícias Militar e Civil, secretários municipais, vereadores e munícipes que conheceram o novo equipamento de segurança da cidade.
Estrutura
O projeto de ampliação contempla a implantação de CPD (Centro de Processamento de Dados), Sala de Operação e Sala de Gerenciamento de Crise para Ampliação do CGE.
Também estão incluídos serviços de Operação Assistida e Operação do Sistema de Videomonitoramento, com a inclusão de todo material e serviços necessários com transferência e instalação dos equipamentos grupo gerador e nobreak legado, que estavam instalados no CGE Cerâmica.
São câmeras com sistema legado de OCR; Sistema de operação VMS em 24×7 ininterrupto; câmeras PTZ (PAN/TILT/ZOOM); câmera fixas de alta resolução; câmeras fixas tipo Bullet e câmeras fixas de alta resolução para rastreamento veicular.
Tudo com integração de sistemas compatíveis como Sentry; sistema de alerta contra enchentes; alertas de centrais de alarme das unidades municipais e demais sistemas utilizados pela equipe de segurança do município.