A Prefeitura de São Caetano do Sul, pioneira no uso da Telemedicina, inova também com aparelho para a realização de exames físicos a distância, inédito no SUS, o TytoCare. O investimento em tecnologia, que neste caso dá mais celeridade aos atendimentos de Saúde e conforto aos pacientes, é uma das marcas do governo do prefeito José Auricchio Júnior.
“Temos uma missão muito clara, que é melhorar a vida das pessoas. E o investimento em tecnologia é fundamental nesse processo. A Telemedicina, por exemplo, facilita muito o acesso à Saúde e agiliza diagnósticos. E o TytoCare traz um importante componente de aprimoramento do serviço, que é a realização de exames físicos a distância”, ressaltou Auricchio.
O chefe do Executivo apresentou o aparelho à população na sexta-feira (31/3). O TytoCare tem sete funções: Otoscópio (utilizado para observar o interior da orelha), Oroscópio (exame que permite a visualização da cavidade oral e das estruturas que compõem essa região), Dermatoscópio (auxilia na avaliação das lesões de pele e visualização precisa de eventuais lesões cutâneas) e aparelho para ausculta cardíaca, pulmonar e abdominal, além do sensor de temperatura.
“Um dispositivo tecnológico que reproduz imagens e som com excelente qualidade. O médico pode avaliar toda estrutra de ouvido, infecções de garganta, auscultar pulmão, coração e abdome, além de medir frequência cardíaca e temperatura. Cada vez mais diminuímos a necessidade de consultas presenciais, ampliamos o acesso e oferecemos mais celeridade em diagnósticos”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone.
O novo aparelho se soma à estrutura do serviço de Telemedicina, iniciado em agosto de 2022, com cinco consultórios virtuais instalados no Complexo Hospitalar de Clínicas. Já são 13 especialidades atendidas: cardiologia, dermatologia, neurologia, vascular, otorrinolaringologia, endocrinologia, reumatologia, urologia, nefrologia, psiquiatria, hematologia, alergologia e pneumologia.
Desde então, a Prefeitura conseguiu ampliar a capacidade de atendimento e alcançou agilidade na obtenção de diagnósticos. São mais de 21 mil atendimentos virtuais em apenas sete meses.