A integração entre tecnologia e patrulhamento resultou em mais uma prisão bem-sucedida em São Caetano.
Na madrugada desta terça-feira (14), a GCM (Guarda Civil Municipal) prendeu um homem procurado pela Justiça com apoio do Smart Sanca – Centro de Inteligência, Segurança e Emergências da Prefeitura.
Foi a 60ª prisão de indivíduos foragidos desde a inauguração do Smart Sanca.
Por meio do sistema de monitoramento, a equipe do Smart Sanca identificou, por volta das 00h30, um veículo VW Tiguan transitando pela Avenida Guido Aliberti, cujo proprietário possuía mandado de prisão ativo.
A informação foi repassada imediatamente à Central de Comunicações e às equipes de patrulhamento tático da ROMU (Rondas Ostensivas Municipais) da GCM.
Após o alerta, os guardas realizaram um cerco pela região e localizaram o veículo no cruzamento no Bairro Jardim São Caetano.
O condutor foi abordado e, após verificação dos documentos, confirmou-se tratar-se de um procurado por estelionato qualificado, conforme o artigo 171, inciso 4º, do Código Penal — crime cometido contra pessoa idosa ou vulnerável.
Diante da confirmação, o suspeito foi conduzido ao Distrito Policial Sede São Caetano do Sul, onde a autoridade de plantão deliberou pela manutenção da prisão, deixando o indivíduo à disposição da Justiça.
O Smart Sanca foi oficialmente inaugurado no dia 19 de julho e conta com um moderno sistema de câmeras inteligentes, reconhecimento facial e leitura automática de placas, permitindo o monitoramento em tempo real das principais vias e entradas da cidade.
Já são 561 câmeras conectadas no sistema e uma atuação multissetorial, envolvendo as secretarias de Governo, Segurança, Saúde, Mobilidade Urbana, Defesa Civil e as forças de segurança, como a Polícia Militar e a Polícia Civil.