O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, lança nesta quarta-feira (18) três programas de proteção animal: O RG Animal, a inclusão de veterinários na ESF (Estratégia Saúde da Família) e um canal de denúncias contra maus-tratos.
Os moradores que fizerem a solicitação (pelo site da Prefeitura) do RG Animal receberão também uma tag com QR Code para ser colocada na coleira. Caso o animal se perca, qualquer pessoa com celular poderá fazer a leitura do QR Code e enviar mensagem ao tutor via WhatsApp ou e-mail.
O site também disponibilizará o canal de denúncias, com preenchimento de formulário que detalhe os maus-tratos sofridos por animais na cidade.
Já a inclusão de veterinários na ESF começará com o treinamento dos agentes comunitários de Saúde. Eles levarão casos para discussão durante as reuniões de matriciamento e, havendo necessidade, o veterinário fará uma visita ao morador e seus pets.
Além do prefeito, também participarão do ato a secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone, e a subsecretária de Saúde Animal, Alexandra Gimenez da Costa.