A Prefeitura de São Caetano ampliou em quase 40% a rede de videomonitoramento da cidade em um ano com a consolidação do Smart Sanca – Centro de Inteligência, Segurança e Emergências.
O sistema passou de 474 câmeras, que integravam o antigo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), para 650 câmeras em operação, fortalecendo significativamente a capacidade de prevenção, monitoramento e investigação no município.
Do total atual, 510 câmeras são municipais e 140 são compartilhadas, provenientes de condomínios residenciais e empreendimentos privados que aderiram ao sistema por meio de parceria com a Prefeitura.
O crescimento representa um acréscimo de 176 novos pontos de monitoramento, o equivalente a 37,2% de aumento na cobertura da cidade em comparação ao ano anterior.
A expansão da rede veio acompanhada de investimentos em tecnologia e inteligência artificial, que permitem análises em tempo real, leitura veicular, reconhecimento facial e produção de mapas de calor em regiões estratégicas.
Esses recursos potencializam tanto a atuação preventiva das forças de segurança quanto o trabalho investigativo, especialmente no apoio às ações da Polícia Civil. Desde a implantação do Smart Sanca, mais de 100 procurados pela Justiça já foram capturados com o auxílio direto do sistema.
“A ampliação do Smart Sanca é uma das diretrizes do prefeito Tite Campanella, já que ele se mostrou um equipamento extremamente efetivo na gestão da cidade. Temos a meta de colocar uma câmera em cada cruzamento de São Caetano”, disse o secretário de Governo, Caio Lessio Previato.
Além da ampliação já realizada, a Prefeitura segue com planejamento para expandir ainda mais o número de câmeras, estimulando o compartilhamento de imagens por condomínios e estabelecimentos comerciais.
Outras adesões estão em fase de análise técnica, reforçando a participação da sociedade civil nas políticas públicas de segurança e ampliando a eficiência do modelo de vigilância integrada adotado por São Caetano.







