A UPA Vila São Pedro será reinaugurada na segunda-feira (27), às 18h.
A unidade passou por uma ampla reforma e ampliação, ganhou quatro novos consultórios, incluindo um para atendimentos odontológicos, e agora conta com 19 leitos.
Nesta sexta-feira (24), o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, o adjunto da pasta, Dr. Romero Lima, e diretores da secretaria, além da equipe de trabalho e vereadores, realizaram vistoria na unidade, antes do evento de abertura.
A reestruturação da UPA Vila São Pedro incluiu ampliação e reformulação da recepção com a criação de três novas salas de triagem e sanitários adequados; ampliação de quatro consultórios, incluindo um consultório odontológico completo, totalizando oito consultórios; implantação de duas salas de isolamento com sanitários privativos; ampliação da sala de emergência (sala de choque), garantindo maior capacidade de atendimento em situações críticas; construção de rampa acessível, atendendo às normas de acessibilidade; adequação das áreas de observação adulto e pediátrica, com reorganização dos espaços e melhorias nas condições de conforto e monitoramento.
A UPA também conta com uma farmácia com acesso externo, evitando que as pessoas que precisam retirar os medicamentos precisem ficar circulando entre os pacientes que aguardam atendimento.
A sala de isolamento também passou por adequação, garantindo que pessoas com doenças infectocontagiosas não estejam em contato com os demais pacientes.
Dignidade
“Nossa prioridade é o respeito à população no momento em que mais precisam. Com a capacidade ampliada para acolher de 15 mil a 20 mil pessoas mensalmente, e com a nova organização que permite acesso facilitado à farmácia externa, estamos garantindo uma assistência mais ágil e digna. Este é um dever cumprido que reflete o compromisso da gestão do prefeito Marcelo Lima em oferecer infraestrutura de ponta para a saúde de todos”, declarou o secretário municipal de Saúde, Dr. Jean Gorinchteyn.
O secretário frisou que esta revitalização representa um salto qualitativo no acolhimento da população.
“Transformamos uma unidade com sérios problemas estruturais em um equipamento de saúde de excelência, que se assemelha a um grande hospital municipal. A ampliação da sala de choque para quatro leitos, a inclusão de consultório odontológico e um novo raio-x garantem um atendimento mais seguro, qualificado e humanizado para os nossos cidadãos”, finalizou.







