A Prefeitura de São Bernardo concluiu a revitalização de 11 pontos viciados de descarte irregular em apenas três meses. A Administração municipal entregou, nesta segunda-feira (26), uma nova área de lazer, situada na Rua Padre Léo Comissari, no Jardim Silvina. O espaço, anteriormente utilizado para despejo de entulho, foi completamente recuperado.
A requalificação do local envolveu série de serviços, como remoção de lixo e entulho, limpeza, pintura de muros e calçadas e instalação de playground. A ação foi viabilizada pelas secretarias de Serviços Urbanos e de Meio Ambiente e Proteção Animal, em conjunto com a SBA, empresa responsável pela coleta de resíduos sólidos na cidade.
Durante o ato de abertura do espaço, equipes da Prefeitura distribuíram material informativo para alertar sobre a importância da medida, além de promover o plantio de mudas frutíferas.
“Esse é um programa que nos dá muito orgulho, porque requalifica e valoriza os bairros de São Bernardo. O prefeito demonstrou preocupação e nos demandou essa atuação de perto em toda a cidade, a partir de um mapeamento. Trata-se de um trabalho contínuo, no qual já reduzimos bastante esses espaços e continuamos avançando. A ação é complementar, uma vez que o município é 100% coberto pelo serviço de coleta regular, de recicláveis e tem a Operação Bota-Fora, bem como os Ecopontos”, frisou Marcos Cayres, titular de Serviços Urbanos.
Leia mais:
– São Bernardo: obras de infraestrutura do Alvarenguinha atingem 50% de execução
– São Bernardo realiza nova edição da Copa SBC Kids de Futsal
– São Bernardo moderniza frota do transporte para estudantes cadeirantes
Secretária reforça importância da educação ambiental
A iniciativa é realizada dentro do programa Cidade Limpa, anunciado em março deste ano, que prevê a redução de, pelo menos, 20% dos pontos viciados de descarte irregular em São Bernardo. Entre os locais já beneficiados, a medida impactou na recuperação de espaços, além do Silvina, também no D.E.R, Montanhão, Parque Selecta, Taboão, Independência e Ferrazópolis.
Com a entrega do espaço no Silvina, alunos da rede municipal de Educação utilizaram o novo local, agora com atrações de parquinho, cercado de área verde. Os estudantes aproveitaram a oportunidade para fazer pinturas no entorno da praça.
Secretária municipal de Meio Ambiente, Dra. Regina Célia Damasceno destacou a essência de a população se apropriar das dependências da nova área. “A ação tem grande significado, e temos que valorizar para que os espaços não voltem ao status anterior. Reforço, ainda, a importância de separação dos resíduos em casa para criarmos uma cultura de educação ambiental.”