A convite da deputada estadual Carla Morando, o secretário de Estado de Negócios Internacionais, Lucas Ferraz, visitou nesta sexta-feira, (24), a cidade de São Bernardo e participou de audiência com o prefeito Orlando Morando, na Chácara Silvestre.
Na reunião, o secretário anunciou que a cidade receberá no ano que vem o programa que apelidou de ‘Tinder do comércio internacional’ para facilitar a ligação entre a oferta de São Bernardo e a demanda internacional, principalmente para pequenas e médias empresas.
“A nossa ideia é lançarmos a partir do ano quem a plataforma de promoção comercial SP Global Business que vai conectar os pequenos e médios exportadores paulistas a cerca de 200 mil empresas potenciais compradoras distribuídas em mais de 140 países mundo afora. Também lançaremos aqui o Mapa Global de Oportunidades que é uma ferramenta tecnológica criada o âmbito da Secretaria de Negócios Internacionais que fará o mapeamento da demanda mundial potencial dos exportadores aqui do município de São Bernardo”, explicou o secretário.
A deputada Carla Morando, que é coordenadora da Frente Parlamentar do Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, ressaltou a importância do incentivo às empresas de São Bernardo que querem exportar seus produtos. “Com a ferramenta Mapa Global de Oportunidades, vamos trazer as pequenas empresas para o mundo da exportação. Esta é uma importante iniciativa do Estado que colabora para o trabalho realizado pelo prefeito Orlando para o desenvolvimento do município e geração de empregos”, disse.
Para o prefeito Orlando Morando, essa plataforma é fundamental para o fomento da economia da cidade, possibilitando às empresas ter acesso a informações que auxiliem no processo de enviar seus produtos a outros países.
“Uma reunião de trabalho importante para que as empresas do município, em especial as pequenas e médias, possam ampliar suas relações internacionais a partir desse mapa global de oportunidades de comércio. São Bernardo está sempre olhando para o futuro e será muito importante que as nossas empresas possam estreitar suas relações bilaterais”.
Também participaram da reunião o subsecretário de Estado de Negócios Internacionais, Samo Tosatti, o assessor da Secretaria de Estado de Negócios Internacionais, Sérgio Rodrigues, o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Hiroyuki Minami, e o secretário Adjunto Municipal de Coordenação Governamental, Fernando Longo.