Com o intuito de promover a reciclagem e preservar o meio ambiente, a Prefeitura de São Bernardo promove neste sábado (27), em parceria com a Abree (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos), um drive-thru sustentável que visa incentivar o descarte adequado de resíduos eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo.
A iniciativa será realizada das 10h às 17h no estacionamento do Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib (Avenida Kennedy, 1.155, Parque Anchieta). Dentro do formato de drive-thru, o descarte dos resíduos se dará sem a necessidade de sair do veículo. O ponto de recebimento dos materiais ficará instalado na área externa inferior do ginásio.
Durante o evento, os moradores terão a oportunidade de encaminhar à reciclagem eletroeletrônicos que não têm mais utilidade, em desuso, como computador, televisão, impressora, telefone, celular e carregador, além de equipamentos eletrodomésticos, a exemplo de fogão, geladeira, máquina de lavar, micro-ondas, entre outros produtos.
“A ação representa um importante instrumento de implementação da responsabilidade compartilhada. Será oferecido aos cidadãos a oportunidade de descartar corretamente seus equipamentos, contribuindo para a proteção do meio ambiente e redução dos impactos negativos. Por tais motivos, esperamos contar também com a participação da sociedade civil neste trabalho de conscientização e criação de novos pontos de entrega”, sustentou a secretária de Meio Ambiente e Proteção Animal de São Bernardo, dra. Regina Célia Damasceno.
O evento marca o início da cooperação entre a Prefeitura e a Abree, em conjunto com a Fundação do ABC (FUABC). Mediante a parceria firmada em São Bernardo, serão 5 novos pontos fixos de recebimento que estarão disponíveis para a população, sendo quatro em unidades de saúde da cidade (Hospital Anchieta, Hospital de Clínicas, Hospital de Urgência e Hospital da Mulher), além de um Golden Square Shopping. Ao todo, há 32 pontos da Abree distribuídos no Estado de São Paulo.
Gerente de Relações Institucionais da Abree, Helen Brito frisou que a participação ativa da comunidade no descarte adequado de resíduos eletroeletrônicos e eletrodomésticos é “importante para atenuar os impactos ambientais negativos resultantes da disposição inadequada desses materiais”.
“Uma cultura de descarte responsável não só diminui a contaminação do solo e da água por substâncias tóxicas presentes nesses equipamentos, mas também preserva os recursos naturais. Parcerias como esta são fundamentais para conscientização da população, além de apresentar os benefícios da logística reversa.”
Pontos disponíveis
Para aqueles que não puderem participar da ação, é possível descartar esses resíduos nos coletores permanentes, inclusive, gradativamente, nos novos pontos do município, viabilizados por meio da cooperação.
O site da associação (https://abree.org.br/pontos-de-recebimento) permite uma busca do local mais próximo da residência, utilizando o CEP, além de acesso a uma lista completa dos produtos, tais como: rádio, ar-condicionado, ventilador, ferro elétrico, liquidificador, videogame, máquina de costura, ferramentas, aparelho de som, aspirador de pó e purificador de água.
A Abree mantém uma ampla rede composta por 4,7 mil pontos de recebimento de materiais em mais de 1,3 mil municípios. No Estado de São Paulo, há cerca de 1.100 pontos.