O sábado foi especial para 933 alunos de cinco EMEBs de São Bernardo, que hoje receberam óculos novos por meio do Programa Ouvir, Ler e Aprender.
A iniciativa, parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação, visa garantir aos estudantes de 6 a 10 anos que possam aprender melhor, desenvolvendo suas habilidades da melhor maneira possível.
A vice-prefeita Jessica Cormick participou da entrega, que aconteceu no Ginásio do Regina Rocco Casa, na Vila São Pedro.
“Hoje é um dia muito importante, a conclusão de uma primeira etapa desse programa que vai fazer a diferença na vida dos nossos estudantes. Estamos garantindo que essas crianças possam aprender melhor, se desenvolver plenamente, e essa é a função do poder público, garantir mais qualidade de vida para todos os moradores da nossa cidade”, avaliou.
Para o Secretário de Saúde do município, Jean Gorinchteyn, a entrega dos óculos aos estudantes vai além da ação.
“Essa nossa política pública impacta diretamente na vida das famílias. Ouvi de uma mãe aqui que o filho não estava conseguindo acompanhar os amigos na sala de aula e que ela tinha certeza de que, a partir do óculos novo, ele irá conseguir dar conta do que precisa fazer na escola. Essa é a grande resposta. Queremos que essas crianças sejam plenas nas atividades que façam e este programa está aqui para isto”.
Emocionado, o Secretário de Educação da cidade, Professor Júlio Cesar da Costa, reforçou a prioridade que a pasta tem em garantir aos estudantes de São Bernardo a melhor aprendizagem no primeiro ciclo do ensino fundamental.
“Imagina como é para uma criança que tem alguma deficiência visual, estar em uma sala de aula e deixar de aprender. Como é que ele se sente nesta sala de aula. São Bernardo conseguiu criar uma estrutura que garanta a esse estudante ter condições básicas para que ela possa aprimorar seus conhecimentos. A entrega dos óculos é simbólica, é uma nova etapa para esses estudantes”, acrescentou.
Aprovados
As novas armações e as novas lentes encantaram crianças e os pais. O pequeno Bernardo Gonçalves estava ansioso: “Acho que vou ficar bonitão”, riu. Aos 7 anos, o aluno da EMEB Regina Rocco II sabe que com óculos, terá uma melhor qualidade de vida.
“Para mim foi uma grata surpresa saber que a prefeitura faria essa ação com os alunos. Eu já tinha percebido que ele precisava de óculos, que ele estava com dificuldades de ler. Teríamos que gastar um valor que talvez não tivéssemos e com esse programa meu filho vai poder acompanhar a turma. Estou feliz e agradeço a todos”, garantiu a mãe, Silmara Soares.
Do outro lado da quadra, Maria Heloisa Gomes, de 8 anos da EMEB Professora Janete Mally Betti Simões, aguardava ao lado da mãe a hora de pegar os óculos.
“Achei uma ótima iniciativa, porque, querendo ou não, muitas famílias não têm condição de comprar um óculos bom e a prefeitura está garantindo um direito deles, de aprender com qualidade. Estamos contentes por poder fazer parte desse programa”, acrescentou Viviane Gomes.
Os olhinhos fixos vendo a mãe abrir a caixinha e tirando o óculos preto e verde, quadrado, não escondeu a vontade do pequeno Eduardo Carvalho, de 6 anos, da EMEB Regina Rocco, em sair do ginásio já usando o seu.
“Quero parabenizar a todos por essa iniciativa, vocês não imaginam o quanto é importante que essas crianças consigam usar óculos desde o início que identificaram uma disfunção visual. Eu uso óculos, mas meus pais descobriram muito tarde, o que atrapalhou o tratamento. Então, essa ação é fundamental”, finalizou.
O programa
Ao longo do programa Ouvir, Ler e Aprender, que segue até o final do ano e em 2026, cerca de 50 mil crianças serão atendidas.
As consultas e testes são realizados nas escolas, por meio de salas especialmente preparadas e também pela carreta do programa, que conta com dois consultórios.
Essa primeira entrega contemplou 933 crianças, que foram avaliadas em um grupo de 4.889 estudantes de 6 a 10 anos.
As crianças são estudantes de cinco escolas: Regina Rocco II, Professora Marineida Meneghelli de Lucca, Padre Angelo Ceroni, Professora Maria Therezinha Bessana e Professora Janete Mally Betti Simões.