Reforçando as iniciativas de prevenção, mitigação e resposta a emergências climáticas, a Operação São Bernardo Protege está intensificando os mutirões em áreas de maior vulnerabilidade da cidade.
Coordenada pela Defesa Civil, a ação tem como objetivo preservar vidas e reduzir danos durante as fortes tempestades típicas deste período.
“Os mutirões são essenciais para que possamos levar informações corretas aos moradores sobre como se prevenir antes, durante e depois de grandes acumulados de chuva, além de orientá-los sobre quem acionar em caso de intercorrências nas casas, ruas ou bairros. Esse contato direto com a comunidade é fundamental para lidar com qualquer acontecimento de grandes proporções”, destacou o coordenador da Defesa Civil do município, Marcos Cayres.
Lançada no dia 1º de dezembro, a Operação São Bernardo Protege é uma ação intersecretarial vigente até 15 de abril de 2026. Integrada ao Sistema Municipal de Defesa Civil, estabelece um plano preventivo e de respostas para a gestão de riscos durante o período chuvoso.
Na última semana, a força-tarefa percorreu bairros como Parque São Bernardo, Vila Vanguarda, Vila Progresso, Nova Baeta, Batistini, Jardim Skaff, Jardim da Represa e Parque Imigrantes, reunindo agentes da Defesa Civil, agentes comunitários de saúde, equipes de zoonoses e voluntários.
Nesta segunda-feira (8), o mutirão atuou no Grande Alvarenga, nos bairros Parque das Garças, Casas Fortaleza, Serro Azul, Parque Esmeralda, Jardim Thelma/Jardim Cantareira, Laura II e João de Barro.
Ao longo da semana, a ação continuará no Riacho Grande (Areião, Sabesp, Vila dos Estudantes, Jurubeba e Lulaldo), além da Vila São Pedro, Grotão e Vila Esperança.
Para o diretor de Gestão de Riscos da Defesa Civil, Matheus Santos de Almeida, a aproximação com os moradores é decisiva.
“O diálogo porta a porta deixa as famílias mais seguras sobre como agir diante de chuvas de grande volume ou caso percebam alterações estruturais em suas residências. Essa proximidade fortalece nossa rede de resposta e torna o atendimento mais assertivo”, afirmou.
Ações contínuas
De forma antecipada ao período de maior risco, São Bernardo vem executando um planejamento preventivo robusto para minimizar impactos de eventos climáticos extremos.
Entre as ações em andamento estão: limpeza de taludes e bocas de lobo; manutenção das estações elevatórias; verificação dos pluviômetros instalados na cidade; monitoramento permanente das áreas de encosta.
Esse conjunto de medidas orienta a priorização de obras e assegura maior rapidez nas respostas a situações de emergência.
Como parte das ações de combate às enchentes, a Secretaria de Serviços Urbanos também concluiu a limpeza e manutenção do Piscinão do Paço Municipal, referência nacional em drenagem urbana, com capacidade para armazenar 220 milhões de litros de água.
O reservatório reduz o volume direcionado ao Ribeirão dos Meninos e recebe a água bombeada pelas estações elevatórias da Vila Vivaldi.
A gestão operacional do Piscinão e das elevatórias é conduzida pela Secretaria de Transporte, Mobilidade Urbana e Infraestrutura, via Departamento de Macrodrenagem.
CALENDÁRIO DOS MUTIRÕES – SÃO BERNARDO PROTEGE
10/12 (quarta-feira): Ferrazópolis/Montanhão (Novo Horizonte, Jesus de Nazareth, Jardim Regina, Jardim Limpão e Biquinha) e Montanhão/Cafezais;
12/12 (quarta-feira): Riacho Grande (Areião, Sabesp, Vila dos Estudantes, Jurubeba e Lulaldo);
15/12 (sexta-feira): Vila São Pedro, Grotão e Vila Esperança.







