A Prefeitura de São Bernardo realiza, entre 1º a 11 de novembro de 2022, as matrículas para o ano letivo de 2023 para as famílias que fizeram as inscrições dentro do prazo. No período, os pais ou responsáveis legais pelas crianças que ingressarão nas escolas da cidade devem procurar a unidade de ensino cuja vaga foi ofertada pela Secretaria da Educação para a apresentação dos documentos necessários à confirmação da vaga. A medida, realizada anualmente, garante a organização da rede municipal e o atendimento integral das crianças, em especial daquelas em idade de creche (zero a 3 anos).
Em visita à EMEB Professora Alzira Martins de Mendonça, no Silvina, o prefeito Orlando Morando reforçou a importância de que os pais ou responsáveis pelas crianças que desejam entrar na rede municipal no próximo ano não percam o prazo estipulado para as matrículas. “Somente neste ano, nossas EMEBs receberam 4.580 inscrições de novos estudantes para creche e 1.480 novos alunos para a pré-escola. É uma satisfação observar que o trabalho realizado pela Prefeitura é capaz de acolher todas as crianças e, com isso, todas as mães da cidade. Não temos fila de espera por vagas em São Bernardo e isso é sinônimo de respeito e dignidade com a nossa população”, destaca.
Conforme explica a secretária de Educação de São Bernardo, Silvia Donnini, todas as renovações de matrículas para a Educação Infantil foram realizadas entre 1º a 30 de agosto e o período de inscrições para novos alunos se deu entre 1º a 23 de setembro. A listagem com os resultados das inscrições será divulgada no próximo dia 27 de outubro nos murais das escolas e nas redes sociais de cada unidade escolar. “É importante que os pais e ou responsáveis legais se atentem ao fato de que, após ter feito a inscrição da criança, é necessário efetivar a matrícula para que o aluno ingresse na vida escolar”, observa.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS – Para efetivação da matrícula dos novos estudantes, os pais ou responsáveis devem apresentar, no ato da inscrição, na unidade de ensino escolhida, os seguintes documentos: certidão de nascimento ou RG do aluno (original e cópia); documento de identificação do pai e/ou responsável legal (original e cópia); CPF do aluno (original e cópia); CPF do responsável legal (original e cópia); comprovante de residência (original) em São Bernardo, expedido há até 3 meses em nome do responsável; carteira de vacinação atualizada da criança; cartão do SUS e HYGIA (original e cópia); uma foto 3×4; documento de comprovação do tipo sanguíneo; declaração de escolaridade e/ou histórico escolar (original); além de laudo médico com o diagnóstico ou hipótese diagnóstica que comprovem a condição de criança com deficiência e/ou transtorno global de desenvolvimento/transtorno do espectro autista.
PRÓXIMAS ETAPAS – O cronograma de ações visando a organização e matrículas dos estudantes da rede municipal para o próximo ano inclui, ainda, o período de renovação de matrículas para alunos do Ensino Fundamental, entre 16 e 25 de novembro. Neste caso, os pais ou responsáveis legais devem realizar a manifestação de interesse com a assinatura da ficha de matrícula enviada pela unidade escolar.