A Prefeitura de São Bernardo realizará neste domingo (7) a segunda edição da caminhada “Autista’s Day”. O objetivo do evento é ampliar a promoção de visibilidade e respeito às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município. A atividade ocorrerá na Avenida Barão de Mauá, na Chácara Inglesa, das 9h às 12h.
A primeira edição, em 2023, atraiu 3 mil participantes e ofereceu uma série de atividades esportivas, de lazer e cidadania. Para este ano, estão confirmadas atividades como ginástica leve para pais e filhos, acompanhada de música, apresentação de dança por cadeirantes, demonstração de capoeira e uma novidade: uma apresentação do time de Rugby de cadeirantes. A coordenação da ação é por meio da secretaria de Cidadania e da Pessoa com Deficiência.
“Em São Bernardo, estamos implementando políticas públicas eficazes para tornar nossa cidade mais inclusiva e empática. É responsabilidade do poder público criar oportunidades para que essa população tenha seus direitos de cidadania respeitados”, declarou o prefeito Orlando Morando.
Caminhada da Inclusão
O evento deste ano também incluirá a tradicional caminhada pela inclusão, além de outras atividades adaptadas para que crianças típicas e atípicas participem juntas. Estas incluem gincanas, pintura facial, atividades esportivas e de interação, oficinas e apresentações culturais, brincadeiras com fantoches e outras atividades pedagógicas.
“A democracia se fortalece por meio da busca por melhores condições de vida para todos. Portanto, é fundamental que o poder público conduza esse debate com a sociedade e participe ativamente da inclusão dessa população”, acrescentou o secretário de Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Pery Cartola.
Colaboração
A exemplo da edição passada, o Autista’s Day contará novamente com a colaboração de diversas outras secretarias, como Saúde, Educação, Segurança Urbana e Transportes e Vias Públicas, para conscientizar a população sobre a presença de pessoas com TEA em diversas atividades do dia a dia, como no trânsito, por exemplo.
No aspecto pedagógico, serão oferecidos espaços de acolhimento, com almofadas, brinquedos de pelúcia, livros de diferentes tamanhos, formatos e imagens para manipulação e contação de histórias.
Ações
São Bernardo implementa políticas públicas para garantir os direitos das pessoas com TEA. Em junho de 2021, a cidade foi pioneira ao regulamentar a Lei Romeo Mion, que permite a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com TEA (CMIPTEA), um documento que visa garantir atenção integral e prioridade nos atendimentos, sejam eles privados ou públicos.
Além disso, o município emite o Cartão Defis (autorização para vagas em estacionamento) para pessoas com TEA e estabelece diversas parcerias com empresas e instituições do terceiro setor para promover a inserção no mercado de trabalho.
Na área da Saúde, o município oferece atendimento às pessoas com autismo nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nos serviços especializados, como o Centro Especializado de Reabilitação (CER) e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Já na Educação, há cerca de 800 alunos matriculados com autismo na rede municipal.
A Secretaria de Educação oferece todo o suporte necessário para o atendimento desses estudantes, incluindo atendimento especializado no contraturno escolar com professores especialistas, além de uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais e fonoaudiólogos, que acompanham o desenvolvimento dos alunos.
Programação
9h – 10h: Início do evento e entrega dos kits
09h20 – 09h40: Alongamento
09h50 – 10h10: Ginástica leve para pais e filhos com música
10h20 – 10h40: Apresentação de dança de cadeirantes
10h50 – 11h10: Apresentação do time de Rugby de cadeirantes
11h20 – 12h: Apresentação de Capoeira
12h: Encerramento