O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, vistoriou nesta terça-feira (25) o andamento das obras de prolongamento da Avenida Juscelino Kubitschek, em trecho situado no Conjunto Habitacional Granja Ito, na região do bairro Cooperativa, cujo prazo de entrega se dará em até 60 dias.
As intervenções no local irão, na prática, se consolidar na construção de um novo viário, que vai resultar na urbanização do espaço, garantindo maior fluidez do trânsito no entorno.
O investimento total na concretização do projeto é da ordem R$ 2,5 milhões – as intervenções ocorrem no âmbito do Programa Asfalto Novo. Atualmente, o trecho da Avenida Juscelino Kubitschek, de cerca de 650 metros de extensão, não possui pavimentação e serve, em grande parte, de estacionamento improvisado.
A iniciativa inclui, além de asfaltamento, a construção de guias e sarjetas, implantação de bueiros para drenagem e arborização do local.
Leia mais:
– Hospital Municipal de Olhos de São Bernardo atinge 80% de execução
– São Bernardo inicia obras de urbanização no Parque Imigrantes
– Os Barões da Pisadinha atraem mais de 50 mil pessoas à Esplanada do Paço de São Bernardo
Início das obras ocorreu em abril
“As ações de prolongamento da Avenida Juscelino Kubitschek, com requalificação de todo o trecho, são resultado de trabalho e planejamento, acolhendo uma demanda antiga da população do Conjunto Habitacional Granja Ito, onde moram milhares de pessoas, vizinhas aos bairros Alves Dias e Três Marias. Décadas se passaram e os moradores já tinham perdido a esperança de ter algo comum, que é uma via asfaltada na porta de casa. Agora, estamos executando, de fato, essa obra de importante significado para a região”, pontuou o chefe do Executivo, Orlando Morando.
A autorização de início de obras no local aconteceu em abril, com assinatura da ordem de serviço. O projeto é gerido pela Secretaria de Transportes e Vias Públicas de São Bernardo, tocado em parceria com a iniciativa privada.
Serão 4.500 metros quadrados de área asfaltada para efetivar o prolongamento da avenida, em 7 metros de caixa (duas faixas de 3,50m). Com 1,20 metros de largura, a calçada, estruturada em toda a extensão da via, ficará do lado direito, com as guias rebaixadas, permitindo o acesso de veículos.
O lado esquerdo da via, por sua vez, contará com guias e gramado. A ação envolve ainda a recuperação das paredes do canal e drenagem superficial com três pontos de captação.