Mais um momento de emoção e alegria espera pelos estudantes da rede municipal de São Bernardo e suas famílias: o Programa Ouvir, Ler e Aprender, parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação de São Bernardo, realiza neste sábado (18) a segunda entrega de óculos para as crianças.
Serão entregues 1.142 óculos para alunos de oito escolas da região do Grande Alvarenga.
A medida será realizada na EMEB Arlindo Miguel Teixeira.
Serão contemplados os estudantes das escolas Professora Maria Rosa Barbosa, Karolina Zofia Lewamdowska, Senador Teotônio Vilela, Ari Lacerda Rodrigues, Arlindo Miguel Teixeira, Alfredo Scarpelli, Marcos Rogério da Rosa e Bosko Preradovic.
Passaram pelas avaliações oftalmológicas e auditivas um total de 7.095 crianças de 6 a 11 anos nessas unidades escolares, das quais 16% precisam de óculos.
O prefeito Marcelo Lima destacou a alegria em poder proporcionar para as crianças a oportunidade de, literalmente, ouvir, ler e aprender melhor.
“A educação é uma das áreas onde nossa gestão tem mais se dedicado, porque ela é capaz de transformar a vida das pessoas. Esses meninos e meninas que vão receber seus óculos poderão se desenvolver ainda mais e isso é muito emocionante, saber que políticas públicas fazem tanta diferença para a população”, declarou.
O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, pontuou o caráter preventivo da iniciativa.
“Identificar o quanto antes qualquer dificuldade de visão, ou de audição, ou qualquer problema de saúde é fundamental. A gente já tem o Programa Saúde na Escola, que faz avaliação nutricional e que confere a vacinação dos estudantes, e esse programa vem potencializar isso para entregarmos cada vez mais uma saúde de qualidade para todos os moradores de São Bernardo”, concluiu.
PROGRAMA
O Programa Ouvir, Ler e Aprender foi lançado em 28 de agosto, na EMEB Regina Rocco Casa II.
Até 30 de setembro, mais de 9,2 mil estudantes passaram por avaliação, em 12 escolas.
Até o final do ano e ao longo de 2026 todos os estudantes do Ensino Fundamental da rede municipal serão avaliados.
Quem precisar de óculos receberá gratuitamente, bem como quem precisar de atendimento especializado será encaminhado para a rede de saúde.
Novas entregas de óculos serão realizadas no decorrer do programa.
No dia 11 de outubro, foi realizada a primeira entrega de óculos.
Foram beneficiadas 933 crianças, estudantes das escolas Regina Rocco II, Professora Marineida Meneghelli de Lucca, Padre Angelo Ceroni, Professora Maria Therezinha Bessana e Professora Janete Mally Betti Simões.
Das 4.889 crianças que passaram por exames e avaliações, 19% delas precisaram de óculos.