Os 200 primeiros alunos do Programa Faculdade Municipal São Bernardo foram recebidos na noite desta sexta-feira (15) na sede da instituição, na Rua Marechal Deodoro, 1.058, para conhecer a estrutura preparada para as aulas presenciais, professores, coordenador e detalhes dos quatro cursos gratuitos: Gestão Ambiental, Gestão Financeira, Gestão Pública e Marketing Digital, cada um com 50 universitários.
Para a chamada aula de imersão, os estudantes foram divididos em dois grupos de 100, sendo o primeiro a partir das 19h e o segundo, às 20h30.
Logo na chegada os estudantes receberam uma camiseta polo na cor da faculdade (laranja) e foram encaminhados às duas salas que vão abrigar as aulas presenciais, uma das quais conta com 20 computadores.
Os equipamentos poderão ser usados pelos estudantes para pesquisas acadêmicas e acesso à plataforma (Ulife) para realização de atividade, às quartas-feiras, conforme horário de funcionamento, e como polo de apoio de acordo com a necessidade dos estudantes, explicou Sécyle Leme, que divide a coordenação administrativa da unidade com Cristina Sena, que também ajudou na organização e recepção dos estudantes.
Secretário executivo de Programas Governamentais da Prefeitura e um dos responsáveis pela implantação da faculdade, Hiroyuki Minami também participou da recepção aos alunos e depois deu as boas-vindas nas salas de aula.
Emocionado, ele falou do desafio que foi colocar o Programa Faculdade Municipal São Bernardo em funcionamento em apenas três meses, o que inclui reforma e remodelação do piso térreo – o primeiro a receber alunos – do prédio, que estava abandonado.
Lembrou ainda da parceria “fundamental” da Universidade São Judas Tadeu, parceira no projeto e que foi responsável por todo o processo seletivo e também pelo conteúdo programático dos quatro cursos.
Histórico
“Esse é um momento histórico para São Bernardo e de muita emoção, porque vemos aqui realizado um dos grandes sonhos do nosso governo, que era um curso Superior gratuito. Uma faculdade sem alunos não é uma faculdade. E hoje a gente está com 200 alunos que vieram para a chamada aula de acolhimento, onde a Universidade São Judas já começa o processo semestral dos quatro cursos que nós temos aqui. Há três meses parecia impossível, mas eles (alunos) estão aqui, tendo a primeira aula. Por isso que é histórico e emblemático”, comentou Minami.
Assim como seu colega de primeiro escalão na Prefeitura, o secretário de Educação, Júlio César da Costa, classificou o primeiro dia de aula como histórico, por se tratar de uma faculdade gratuita – a única do ABC, e talvez no País -, projeto construído em tempo recorde e “um sonho da gestão que se realizou”. Além disso, porque os critérios de seleção uniram conhecimento e questão socioeconômica.
“Então, quem está hoje na Faculdade Municipal São Bernardo tem a oportunidade de ter a percepção muito clara do que significa uma educação que vai transformar a sua vida e a de outros. Então, é um momento de realização e, particularmente, não conheço nenhuma outra no Brasil, e por isso fiquei fascinado com esse sonho. Fico lisonjeado diante do que vejo, que é um município que está se preocupando com a educação”, disse professor Júlio, como é chamado.







