O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, abriu nesta quarta-feira (1/1) o Hospital de Urgência (HU) para o atendimento direto à população. A medida vai beneficiar mais de 810 mil pessoas com o acesso ao pronto-socorro 24 horas.
O ato oficial contou com a presença de funcionários do Hospital de Urgência, dos secretários municipais empossados, além de outras autoridades.
A partir de agora, o HU (localizado na Rua Joaquim Nabuco, 380 – Centro) passa a receber pacientes 24 horas, sete dias por semana, por meio do pronto-atendimento.
“Após estudo para entender a viabilidade de implementar o sistema, entendemos que era possível, até porque esse equipamento de saúde foi concebido para isso. Esse é um compromisso que assumi durante a campanha e que hoje se torna uma realidade. O HU de portas abertas é uma unidade de urgência e emergência”, declarou o prefeito Marcelo Lima.
Para o funcionamento pleno e de qualidade, o Hospital de Urgência ampliou o quadro de funcionários, bem como o de enfermeiros e médicos, garantindo agilidade ao processo.
“Essa é uma missão que recebemos do prefeito Marcelo Lima, o de acolhimento e de eficiência no atendimento, ampliando o acesso da população a uma saúde humanizada. Ninguém vai ser deixado para trás”, acrescentou a Dra. Fernanda Ayres, secretária adjunta de Saúde.
O Chefe do Executivo Municipal garantiu que outros equipamentos de saúde passarão por adequações para garantir que os espaços estejam funcionando com 100% da força de trabalho, garantindo um melhor atendimento à população.
“Hoje estamos abrindo as portas do HU, mas iremos fazer adequações de atendimento em outros espaços que ainda cabem mais atividades e serviços, para ampliar o atendimento à população, com a estrutura já existente. Essa é uma meta do governo”.
O Hospital de Urgência (HU) foi inaugurado em maio de 2020, durante a pandemia, sendo adaptado para funcionar como hospital de campanha ao atendimento de pacientes acometidos pela Covid-19, com a implantação de 90 leitos de UTI e 170 leitos de enfermaria.
A partir de agosto de 2021, o Hospital de Urgência pôde incorporar as atividades do Hospital e Pronto Socorro Central.